Folha de S. Paulo


Ministério da Agricultura começa discussões para alterar fórmula da cerveja

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento começou, nesta terça-feira (20), as discussões com o setor cervejeiro para definir o texto de uma instrução normativa que altera a fórmula da cerveja fabricada no Brasil.

A ideia do fórum é criar uma medida que permita que a receita da bebida receba ingredientes como chocolate, frutas e ervas, itens de origem animal, como leite e mel, além de outros cereais além da cevada, caso do milho e do arroz.

De acordo com o governo, a flexibilização --reivindicação dos próprios produtores-- traria diferenciais no sabor, criando competitividade à cerveja brasileira e beneficiando pequenos produtores artesanais.

SXC
Copos de cerveja em bar de São Paulo
Copos de cerveja em bar de São Paulo

A instrução normativa em vigor no Brasil hoje, de 2001, define que qualquer cerveja produzida no país precisa ter, no mínimo, 55% de cevada maltada e adição de lúpulo, e proíbe o uso de produtos de origem animal.

O país permite apenas a importação de bebidas com esses ingredientes.

As reuniões para a discussão do texto da nova instrução normativa devem se estender até esta quarta-feira, em Brasília (DF).

Depois de concluído, o texto será levado para aprovação na Comissão de Alimentos do Mercosul --as regras da indústria cervejeira funcionam de forma padronizada no bloco comercial.

A expectativa do governo é que as alterações vigorem a partir de 2015.


Endereço da página: