Folha de S. Paulo


Movimento Slow Food passa a investir no Brasil

O Brasil é a bola da vez para o Slow Food, que dissemina a alimentação saudável e a agricultura sustentável.

Neste ano, o movimento internacional, presente em mais de 150 países, prevê abrir no Brasil seu primeiro escritório latino-americano. Essa foi uma das decisões tomadas no último encontro do Conselho Internacional do Slow Food, realizado no mês passado, em Istambul (Turquia).

Divulgação
Umbu, um dos produtos da Arca do Gosto brasileira
Umbu, um dos produtos da Arca do Gosto brasileira

Com a crise europeia, o movimento, centralizado no continente, passa, agora, a depositar suas fichas nos países emergentes.

"O Brasil é um verdadeiro continente, que ostenta um patrimônio de biodiversidade incrível", diz o italiano Carlo Petrini, fundador do Slow Food. "Do ponto de vista histórico-cultural, há também uma riqueza igualmente valiosa, que precisa ser preservada", acrescenta.

Para Georges Schnyder, um dos três representantes da América do Sul e único brasileiro a participar do encontro, a América Latina está se reapropriando de sua cozinha e é o lugar onde se trava agora a batalha por um alimento "bom, limpo e justo", as três palavras de ordem do Slow Food.

Essa batalha por uma nova gastronomia social, que valoriza também o prazer de comer, tem como uma de suas principais armas o projeto Arca do Gosto. Criado em 1996, ele identifica, localiza, descreve e divulga ingredientes que tem potencial produtivo e comercial, mas que correm risco de desaparecer.

A meta do movimento para 2020 é fazer com que a Arca do Gosto alcance, no mundo, 10 mil produtos (atualmente, estão catalogados 1.150). "Ela tem um papel estratégico na conservação não apenas do solo e da agrobiodiversidade, mas também da cultura tradicional de cada país", explica Petrini.

No Brasil, existem 24 produtos na Arca. Destes, nove itens, como o umbu, o arroz-vermelho e o palmito-juçara, fazem parte das Fortalezas, projeto de caráter mais prático que destina recursos financeiros para a sobrevivência daquele produto.

"Os ingredientes brasileiros estão desaparecendo do mapa antes mesmo de serem conhecidos", diz Schnyder. "É uma maneira rápida de garantir que eles não sumam."

O umbu é um exemplo. Produto da caatinga e fonte de renda de produtores familiares, estava sendo substituído por frutas de fácil comercialização e mais rendosas.

Hoje, com a ação do Slow Food, montou-se uma cooperativa com 59 produtores que recolhem o fruto das comunidades locais e o transformam em produtos de qualidade, como compotas, que já são exportadas.


Endereço da página: