Folha de S. Paulo


Regras para queijo de leite cru estão prestes a mudar

O Ministério da Agricultura está perto de publicar uma nova regulamentação que vai substituir norma de 2011 e facilitar a venda de queijos feitos com leite cru entre Estados no Brasil, segundo a Folha apurou.

Hoje, esse comércio é possível, mas, de acordo com produtores, as normas vigentes -como a análise mensal de amostras de leite- inviabilizam a venda interestadual.

Douglas Lambert/Folhapress
Variedade de queijos de leite cru em fazenda de Cambuí, em Minas
Variedade de queijos de leite cru em fazenda de Cambuí, em Minas

"Sabe o que eu sinto? Que estamos traficando cocaína", diz João Leite, presidente da Associação de Produtores de Queijo da Serra da Canastra, em Minas Gerais.

Segundo ele, o setor espera que essas novas regras "reforcem a cultura e a produção artesanal".

De acordo com Ana Helena Machado Cunha, da Secretaria de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais, havia expectativa de que a nova norma fosse publicada em fevereiro deste ano.

Ela afirma que a nova portaria buscou inspiração em uma iniciativa do governo de Minas Gerais, que tem como propósito facilitar essa comercialização.

Procurado, o Ministério da Agricultura não informou as mudanças.

MINAS GERAIS

Desde o fim de abril, produtores de queijo de leite cru provenientes de áreas reconhecidas em Minas Gerais podem solicitar autorização ao Estado que equivale à permissão dada pelo governo federal para venda em todo o país.

Para circular entre Estados, um produto precisa obter o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF).

O acordo faz parte de uma iniciativa do governo de Minas Gerais que, na prática, significa uma equivalência entre as fiscalizações federal e estadual.

Entre as principais mudanças que vieram com a nova norma, estão regras mais compatíveis com a produção de pequeno porte, afirma Ana Helena.

Além disso, fica estabelecido o período de 22 e 17 dias de maturação para as regiões da serra da Canastra e do Serro, respectivamente. O processo de maturação é fundamental, pois é responsável pela eliminação de bactérias que podem ser nocivas à saúde.


Endereço da página: