Folha de S. Paulo


Doce que mistura 'croissant' e 'donut' vira febre em Nova York

Filho do francês "croissant" e do americano "donut", o "cronut" é o novo motivo de furor entre nova-iorquinos ansiosos para provar a última novidade em confeitaria.

Em uma confeitaria no Soho, o chef francês Dominique Ansel uniu os dois importantes produtos: uma massa folheada de "croissant" e o recheio de creme e cobertura de casquinha crocante.

Dominique Ansel/Efe
"Cronut" da Dominique Ansel Bakery, em Nova York

"Minha equipe queria comer 'donuts', mas por eu ter crescido na França, nunca tinha feito muitos deles. Por isso, peguei algo que eu conhecia, o 'croissant', e o modifiquei. Assim começou tudo", explicou o chef à agência "EFE".

Embora só se possam comprar duas unidades por pessoa, as 200 unidades que Ansel prepara diariamente são vendidas a US$ 5 (R$10,60) em pouco mais de uma hora por causa da longa fila que se forma desde o início da manhã.

Agora em Nova York só se fala do "cronut", de se fazer uma foto saboreando o doce e colocá-la nas redes sociais -a hashtag "#cronut" já foi criada no Twitter.

O sucesso do doce resultou na criação de um verdadeiro mercado negro: na internet, alguns clientes estão revendendo o "cronut" com preços que chegam a US$ 40 (R$ 85).

O chef Dominique Ansel disse estar surpreso pelo fascínio gerado pelo "cronut", algo que diz nunca ter imaginado com a criação do doce e descarta aumentar os preços e a produção.

"Nunca seremos uma loja de 'cronut'. Sou um defensor da qualidade e por isso nos limitamos às quantidades diárias. Aqui há muitas outras coisas incríveis para comer e todas merecem a nossa atenção", afirma.

Para manter o interesse dos clientes, Ansel e sua equipe planejam criar a cada mês um sabor diferente. O deste mês é o sabor limão.

A dúvida agora é o que acontecerá com o "cronut": se essa será só uma moda nova-iorquina ou se conseguirá desbancar os "cupcakes".

Dominique Ansel Bakery: 189 Spring Street, Nova York, NY; http://dominiqueansel.com


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