Folha de S. Paulo


Festival vai incluir o Rio no roteiro gastronômico mundial, diz curador

O Omnivore, um dos mais importantes festivais de gastronomia do mundo, terá em sua primeira edição no Rio de Janeiro a participação de seis chefs brasileiros.

Todos os nomes foram divulgados em evento nesta quinta-feira (23).

São eles: Rafa Costa e Silva, Felipe Bronze, Thomas Troisgros, Pedro de Artagão, Alberto Landgraf e Thiago Castanho.

Também participam da edição os estrangeiros Claude Troisgros, Armand Arnal, Wiliiam Ledueil e Dominique Crenn. Três nomes ainda serão divulgados.

Criado em 2006 pelo francês Luc Dubanchet, ex-editor do Gault Millau, o festival passa por diferentes cidades e tem uma programação de aulas e jantares com novos chefs.

Nesta semana, o Rio de Janeiro foi anunciado como sede fixa do Omnivore, título que, até então, apenas Paris tinha. A partir de setembro, o festival passará anualmente pela cidade brasileira.

Luc Dubanchet acredita que a vinda do Omnivore deve inserir o Rio no circuito gastronômico mundial, "Há três anos, o boato na Europa era de que o Rio de Janeiro não tinha comida, não tinha chefs. Fiquei curioso, pesquisei na internet e conheci brasileiros nos festivais Madrid Fusión e San Sebastian, na Espanha. Percebi que a cidade tem talentos com vontade de trabalhar com inovação", diz.

A edição brasileira do festival acontecerá entre 26 e 29 de setembro no Jockey Club e terá aulas para 200 pessoas, um espaço para expositores de produtos ligados à gastronomia e jantares feitos a quatro mãos.


Endereço da página: