Folha de S. Paulo


Cidade do interior de São Paulo recebe rede de produtores orgânicos

Depois de explorar os arredores de Campinas, a Família Orgânica, cooperativa de pequenos produtores agrícolas mais articulada do interior de São Paulo, acaba de desembarcar em Piracaia, cidade de 26 mil habitantes.

A cooperativa terá uma sede que irá funcionar como laboratório para testar novas culturas e irá arregimentar produtores e comerciantes locais para, em dois anos, transformar Piracaia em uma "cidade orgânica".

Divulgação
Sítio em Piracaia, onde será plantado trigo orgânico
Sítio em Piracaia, onde será plantado trigo orgânico

Segundo o filósofo Dercílio Pupin, filho de agricultores que lidera o time, o município reúne as características fundamentais: natureza exuberante com várias nascentes, ainda a salvo da especulação imobiliária. "Até o fim do ano, passaremos de 60 para cem produtores", aposta.

Os primeiros passos já foram dados. Em reuniões com o sindicato rural e o governo municipal, Pupin vendeu a ideia e cooptou os primeiros adeptos, que passarão a usar o selo "Piracaia Orgânica", que será apresentado amanhã para o grupo.

Os chamados neo-rurais, que adotaram o campo como estilo de vida, foram facilmente atraídos. Entre eles, está o casal de biólogos Milena Cândido da Silva, 30, e Arthur Bernardes, 28, que assumiu o sítio da família em 2009.

Em sete hectares, a dupla produz pequenas quantidades de fruta, leite, manteiga, queijo, verdura e legume, vendidas aos amigos na base do boca a boca.

Com a expertise da Família Orgânica, porém, Milena acredita que pode mudar o status de sua produção. "Queremos produzir tudo artesanalmente e o mais sustentável possível", diz Milena.

Outro que adere ao projeto é o sitiante Celso Luiz Moro, diretor do sindicato patronal rural. Com as novidades, ele aposta que terá mais facilidade para vender suas amoras pretas que, hoje, são consumidas apenas localmente. "Com as articulações da Família Orgânica, a cidade pode se tornar uma alternativa importante para o mercado."

Enquanto avança na capacitação dos produtores piracaienses, Pupin prepara o terreno da nova sede da Família Orgânica e, no próximo sábado, dia 11, ele vai abrir a porteira pela primeira vez. Membros da cooperativa e convidados vão fazer juntos o primeiro plantio de trigo.

"Será um gesto simbólico para lançar a semente do projeto e cultivar relações", diz. "Em setembro, vamos nos unir de novo para colher o trigo e fazer pão."

Divulgação
Dercílio Pupin, líder da Família Orgânica
Dercílio Pupin, líder da Família Orgânica

PROSPERIDADE

Em 2007, quando se formou, a cooperativa Família Orgânica contava apenas cinco membros. Sob a articulação de Dercílio Pupin, que um ano antes se estabelecera em Jaguariúna, o grupo uniu esforços para vender seus produtos. Mas o alcance era apenas local, pois não havia sequer um veículo para
as entregas.

A história começou a mudar com um empurrãozinho de José Barattino, então chef do hotel Emiliano. Depois de conhecer as propriedades, ele passou a comprar seus legumes e verduras orgânicos e assumiu o compromisso de adquirir uma quantidade mínima, que justificasse o aluguel de um furgão.

Hoje, a Família Orgânica é uma microempresa que também presta serviço de consultoria em agricultura orgânica e biodinâmica.

CERTIFICAÇÃO

O selo Piracaia Orgânica não tem valor de certificação oficial. O objetivo da cooperativa Família Orgânica, ao lançar a marca, é apenas identificar os produtores agroecológicos da região, assim como restaurantes e pousadas que assumam o compromisso de privilegiar seus produtos nas listas de compras.

IBIRAPUERA

Os produtos cultivados pelos 60 cooperados podem ser adquiridos na Feira de Produtos Orgânicos e da Agricultura Limpa do Ibirapuera, aos sábados, das 7h às 13h (Modelódromo do Ibirapuera, r. Curitiba, 292, Vila Mariana).

Há cerca de 200 itens, entre legumes, verduras, frutas, grãos, doces e laticínios, que variam conforme a disponibilidade.


Endereço da página: