Folha de S. Paulo


Como funciona o prêmio dos 50 melhores restaurantes do mundo

O ranking dos 50 melhores restaurantes do mundo é organizado desde 2002 pela revista inglesa "Restaurant", com patrocínio das marcas San Pellegrino e Acqua Panna.

Apesar de a revelação do prêmio só ter sido realizada nesta segunda-feira (29), os votos foram entregues pelo júri em dezembro passado.

São 936 jurados, entre críticos, chefs, restaurateurs e "foodies" de 26 regiões do mundo (36 membros em cada uma).

O presidente do júri na região --no caso do Brasil, o crítico da Folha Josimar Melo-- é responsável por convidar os participantes do grupo, cuja formação precisa ser renovada em pelo menos um terço todos os anos.

Cada jurado vota em sigilo, por meio de formulário eletrônico, em sete restaurantes que tenha visitado nos últimos 18 meses, indicando a ordem de preferência. Pelo menos três desses locais têm de ser de fora da sua região.

Não há uma lista predeterminada de restaurantes nem de critérios de avaliação. Assim, qualquer casa pode ser indicada, e o voto é feito apenas com base na experiência individual.

Além da lista dos 50 melhores, a organização promove também prêmios pelo conjunto da obra (neste ano, Alain Ducasse é o homenageado) e para a melhor chef mulher do mundo (atualmente, a italiana Nadia Santini, do Dal Pescatore).


Endereço da página:

Links no texto: