Folha de S. Paulo


Em disputado jantar português, chefs de SP valorizam ingredientes brasileiros

O jantar dos chefs brasileiros na região do Algarve --dentro do evento Portugal dos Sabores -- foi um dos momentos mais esperados da programação. Ele aconteceu na última sexta-feira (9) e teve como protagonistas os chefs de São Paulo Helena Rizzo e Daniel Redondo, do restaurante Maní, e Tsuyoshi Murakami, do Kinoshita.

Vasco Célio/Divulgação
Prato de robalo com tucupi, banana da terra e três farinhas feito pelos chefs do Maní
Prato de robalo com tucupi, banana da terra e três farinhas feito pelos chefs do Maní

Também estava prevista a participação da chef Roberta Sudbrack, do Rio de Janeiro. Como ela não compareceu, coube aos chefs Dieter Koschina e Matteo Ferrantino, do hotel Vila Joya --onde foi realizado o jantar--, prepararem alguns dos pratos da noite.

Como haviam prometido, Helena Rizzo e Daniel Redondo usaram as túberas que o grupo havia caçado no dia anterior ) para compor um dos pratos mais famosos do Maní: o ovo preparado em baixa temperatura, servido com creme de pupunha. O fungo, muitíssimo suave, não modificou o sabor prato. Mas fez com que ele ficasse ainda mais cremoso.

Para apresentar ingredientes brasileiros aos mais de 70 clientes que lotaram o restaurante, o casal fez também um prato de robalo que levava tucupi, banana da terra e três farinhas. Por causa dele, Helena passou horas cortando meticulosamente as bananas.

Vasco Célio/Divulgação
Os chefs Tsuyoshi Murakami, Dieter Koschina, Helena Rizzo e Daniel Redondo
Os chefs Murakami, Koschina, Helena Rizzo e Daniel Redondo

Para deixar tudo encaminhado, nem ela nem Redondo apareceram na degustação de vinhos da Niepoort, um dos principais produtores do Douro, que aconteceu horas antes do jantar e atraiu os demais integrantes do grupo de chefs e jornalistas brasileiros e portugueses.

Entre os pratos de Murakami, destaque para o que abriu os trabalhos da noite: duas fatias de atum gordo com foie gras. Para dar um toque português à sua participação, o chef usou um marisco local, chamado percebes, com mexilhão, ostra e pepino com molho ponzu.

Entre os pratos dos chefs portugueses, o mais comentado foi a sela de veado com cacau e beterraba.

A jornalista Priscila Pastre viajou a convite do Turismo de Portugal


Endereço da página:

Links no texto: