Folha de S. Paulo


Os juros no Brasil das pernas quebradas

Alan Marques/Folhapress
Presidente do BC, Ilan Goldfajn, comanda a reunião do Copom
O presidente do BC, Ilan Goldfajn, comanda reunião do Copom

O BANCO CENTRAL anda dizendo que quebrou a espinha da inflação. Qual o risco de agora quebrar ainda mais as pernas da economia, já trituradas por mais de três anos de recessão?

Isto é, qual o risco de o BC ir devagar demais com o andor da "sua" taxa de juros? Essa discussão voltou a ferver, pois:

1) O país corre o risco de uma recaída na recessão;

2) As taxas de juros no atacadão de dinheiro, onde bancos fazem negócios, subiram faz quase mês e meio. O BC vai chancelar a alta?

A economia vive a pão e água. O pão é a redução da taxa básica de juros, quase o único estímulo disponível para colocar de pé a atividade produtiva.

Pode faltar pão, por excesso de prudência do BC?

Os economistas mais certeiros nos chutes informados a respeito do futuro da inflação estimam que o IPCA vai abaixo de 2,94% neste 2017 e a 4% em 2018. As "expectativas" estão sob controle. Mas as equações do Banco Central insistem em discordar. Projetam inflação maior.

Além de discordar nos números, o BC em suas artes teme que a morte provável das reformas abale a crença no controle de deficit e dívida federais; mais imediatamente, pode jogar o preço do dólar para cima, com prejuízos para as expectativas de inflação. Isto implica em tese taxas de juros mais altas.

O povo da finança, em especial nos bancos maiores, não acredita tanto nisso, ressalte-se, mas o BC acha que o pessoal está otimista.

Os juros "do BC" não podem fazer grande coisa pelo PIB deste ano e, talvez, nem tanto quanto se gostaria pelo PIB de 2018. O problema é que o risco de o país passar por um quinto ano de recessão não é mais desprezível (isto é, outro ano de queda ou estagnação do PIB per capita).

Pode ser que o BC tenha esquentado a água (baixado os juros), que ainda apenas não teria saído pela torneira. Baixas de juros levam tempo para fazer efeito maior (um ano, por aí), e o BC começou o corte para valer na virada do ano.

Mas pode ser que a água vaze ou pare no cano entupido.

Nos bancos, a baixa dos juros começou apenas em abril. Não se sabe o que aconteceu depois, mas, antes mesmo do tumulto político de maio, os bancos maiores previam retranca até o trimestre final do ano. O consumidor, endividado, também se retrai.

Como diz o jargão dos economistas, o "canal do crédito está entupido".

Medo de estouro do dólar? Hum. O BC tem US$ 376 bilhões em reservas (20% do PIB) e bala na agulha de swaps cambiais. O deficit externo (em conta-corrente) cai de modo abissal, de 4,4% do PIB em maio de 2015 para 0,96% do PIB no mês passado.

Isso sem desvalorização grande do real ou termos de troca viajando à Lua (isto é, bons preços para os produtos brasileiros). Essa redução se deve apenas ao congelamento da economia.

O "canal do câmbio" não parece que levará água para a bacia da inflação.

Sempre pode haver um pânico financeiro, claro, com o colapso da crença em uma arrumação da política econômica ou coisa pior, por exemplo. Nesse caso, quase tudo terá ido à breca, tanto faz se o BC tenha baixado, sei lá, um ponto e meio de juros além da conta. Aí, a conversa seria outra.

O risco que começa a aparecer é o de uma depressão.


Endereço da página: