Folha de S. Paulo


O que parece original no futebol pode ser resultado de fatos anteriores

Nas Eliminatórias para a Copa de 2002, a Argentina, dirigida por Bielsa, foi muito superior aos adversários, como ocorre hoje com o Brasil. Os argentinos fizeram 43 pontos. O Brasil também pode chegar a 43. A Argentina atuava com três zagueiros e dois alas bem avançados, como pontas. O time propunha o jogo, como diz o atual futebolês. Bielsa bebeu na fonte de Menotti, campeão do mundo pela Argentina, em 1978, e de Rinus Michels, técnico da Holanda em 1974, que influenciou Cruyff, treinador do Barcelona, que inspirou Guardiola, que influenciou Sampaoli.

Todos esses técnicos gostam de atuar com três zagueiros, porque trocam um defensor por um meia ou atacante. O time fica mais ofensivo.

Cruyff que, 15 dias antes do Mundial de 1974, Rinus Michels disse que a equipe teria de fazer algo inusitado, ousado. Nascia o Carrossel Holandês. Onde estava a bola, havia muitos holandeses para recuperá-la. Era a pelada organizada. Muitos times tentaram fazer como a Holanda, sem sucesso, mas a ideia de pressionar quem está com a bola é cada dia mais atual, moderna.

Henry Romero/Reuters
Neymar, da seleção, em lance com Aguilar e James Rodríguez, da Colômbia, no empate (1 a 1) entre as equipes no estádio Metropolitano

Rinus Michels deve ter se inspirado em alguém, em alguma situação, que não sei qual é. Não foi na seleção brasileira de 1970, que não marcava por pressão. Teria Rinus Michels tido um estalo genial, tirado do nada? Muitos acontecimentos que parecem originais são resultados de fatos e situações anteriores, que não sabemos onde e quando surgiram. O conhecimento nasce de estudos, da imaginação, das influências, das associações mentais e do acaso. Assim como a vida, o saber não é estruturado em normas, padrões, com um fim programado.

Muitos times atuais, como Chelsea, Arsenal, Alemanha, Bélgica, Argentina e Chile, têm jogado, de maneira habitual ou alternada, com três zagueiros e dois alas. Todas defendem e atacam com muitos jogadores. Cada equipe tem sua particularidade.

Brasil e Colômbia jogam com três zagueiros. A diferença tática entre as duas equipes é a de que o Brasil tem um trio no meio-campo, enquanto a Colômbia joga com dois volantes em linha e um meia de ligação pelo centro.

Foi uma partida equilibrada. O calor excessivo diminuiu a intensidade do jogo. A Colômbia fez o gol de empate em uma bola cruzada, lance que Falcao Garcia mais gosta, pois é ótimo no posicionamento e no cabeceio. Embora Neymar não tenha feito gols nem brilhado, como nos grandes momentos, saíram de seus pés os lances que resultaram em chances de gol, além do passe para Willian acertar um belo chute. Nas partidas mais difíceis, contra equipes do mesmo nível, o talento de Neymar será decisivo.

Clarice Lispector lamentava, em seus textos, de não saber o que estava atrás do pensamento. Neymar sabe. Antes de saber, faz. Como sabe? Sabendo.

JOGO SUJO
Lamentavelmente, aumentam, a cada dia, as tentativas de enfraquecer a Lava Jato. Com as cooperações internacionais, a Operação chegou ao Comitê Olímpico Brasileiro, com as denúncias de compra de votos para o Rio sediar a Olimpíada, com as participações do ex-governador Sérgio Cabral e do presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman. Falta chegar à CBF, apesar de a entidade não receber dinheiro público. Ex-presidentes já foram investigados e denunciados pela Justiça dos EUA. Marín está preso, e Del Nero não sai do Brasil, com medo de ter o mesmo destino.


Endereço da página:

Links no texto: