Folha de S. Paulo


Hinos do Rio

Reprodução/TV Folha
 Ensaio revela que abertura terá 14 Bis e assalto a Gisele Bündchen. Cerca de 15 mil voluntários e convidados assistiram, na noite deste domingo (31), no estádio do Maracanã, ao ensaio de um show que terá um público estimado em 3 bilhões de espectadores no mundo todo: o da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio.
Ensaio para a cerimônia de abertura da Olimpíada, que acontece nesta sexta (5), no Maracanã

As músicas oficiais da Rio-2016 estariam destinadas a um destaque maior do que essas peças sonoras motivacionais costumam ter nos Jogos, porque a música brasileira ainda é o produto cultural mais presente além das fronteiras.

Mas a chancela dos organizadores não é sinal de qualidade, algo evidente quando alguém recorre ao YouTube para ver clipes de "Alma e Coração" e "Os Deuses do Olimpo Visitam o Rio de Janeiro", potenciais hinos do torcedor.

Há uma diferença notável entre as canções da Rio-2016 e a safra de músicas criada na Copa do Mundo de 2014.

Até a goleada alemã, a torcida carregava a esperança de título. A comunicação musical da Copa exibia letras confiantes, com verbos que indicavam a jornada inexorável da seleção rumo ao hexa: "ganhar", "vencer" e "conquistar".

Como os brasileiros não vão chegar ao primeiro lugar no quadro de medalhas no Rio, a temática muda. Agora o foco nas letras é mais a festa, a beleza do Brasil, o calor humano, "receber bem os visitantes na nossa terra que é linda".

Nos clipes dessas músicas, e também nas propagandas e nas vinhetas de emissoras de TV, a regra é clara: misturar imagens de garotos humildes praticando esportes em quadras improvisadas nas comunidades cariocas com cenas de heróis olímpicos brasileiros.

Os cantores convidados se repetem nos vários projetos, gogós de aluguel como Toni Garrido e Ivete Sangalo, esta há tempos onipresente nos embalos musicais do esporte.

"Alma e Coração" é um dueto do pagodeiro Thiaguinho com o rapper Projota. Letra pobre e ritmo batidão, mas o resultado sofrível não pode condenar o acerto na escolha da dupla. Thiaguinho é sucesso nacional, apresentador de TV, subcelebridade completa. E Projota é o rapper "aprovado" da temporada. De tempos em tempos, o público classe média fica enamorado por um nome hip-hop. Já foi assim com Racionais, depois Criolo e Emicida. Projota é o "mano da vez".

Uma superprodução é "Os Deuses do Olimpo Visitam o Rio de Janeiro", música de Arlindo Cruz e parceiros, com versos do tipo "Zeus mandou dizer que os Jogos estão pra chegar". O clipe mostra "o melhor do Rio". Tem Fernanda Montenegro caminhando na praia, Rodrigo Santoro surfando, Nélida Piñon no Cristo Redentor e Carolina Dieckmann linda na escola de samba.

Os cantores, emulando "We Are the World", são linha de frente, como Zeca Pagodinho, Zélia Duncan, Jorge Aragão, Martinho da Vila e Ed Motta.

Uma terceira música oficial é a também fraquinha "Time Brasil", com Ivete, Preta Gil, Toni Garrido, Thiaguinho (de novo!), Ana Carolina e um coro de atletas olímpicos.

Diante disso, a recomendação aos turistas só pode ser o rumo da Lapa carioca para ouvir algum samba de verdade.


Endereço da página:

Links no texto: