Folha de S. Paulo


Crise econômica e política

Crises econômicas são sempre muito ruins para os negócios. O ano de 2015 já mostrou isso, com o crescimento pífio do PIB brasileiro refletindo na queda geral das receitas, com um forte impacto para as pequenas empresas do país.

O que dizer então quando uma crise econômica séria é potencializada com uma crise política tal qual a que estamos vivendo no Brasil?

Em épocas como as atuais, o futuro é uma grande incógnita. É verdade que muitas pessoas não conseguem entender a fundo o caos econômico e político em que estamos imersos, mas seguramente entendem alguns sinais.

É a sapataria da esquina que fecha, amigos desempregados, um imóvel que fica meses sem alugar, comerciantes se queixando do aumento da inadimplência... Sinais claros de que as coisas não estão indo muito bem.

Isto faz com que as pessoas pensem duas vezes antes de gastar, principalmente em bens não tão essenciais: gastos em lazer, trocas de eletrodomésticos, bens de luxo ou reformas são adiados para o futuro, na esperança de que este seja melhor que o presente.

Neste contexto pouco favorável, o que um empreendedor pode fazer? Minha sugestão é que, em um primeiro momento, faça uma boa revisão em seus custos e repasse as economias para o consumidor, na forma de promoções.

O que pode ser cortado em sua empresa? Que economias podem ser obtidas? A racionalização de custos é uma filosofia para qual todos os funcionários devem contribuir. Economias que parecem mínimas, quando somadas, tornam-se significativas dentro do orçamento da empresa.

Em um segundo momento, utilize seu lado criativo para atingir um cliente que estava em um segmento superior, e com a crise procura alternativas mais baratas disponíveis no mercado.

Por exemplo, muitos brasileiros que tinham o hábito de passar as férias no exterior acabam preferindo destinos nacionais, muito mais econômicos.

Tente alcançar este cliente, que antes não estava em seu radar, pois seguramente a crise o afetou também e pode estar aberto a novas alternativas.

A situação não é fácil, mas com determinação e criatividade as chances de sua empresa sobreviver a esta crise serão maiores.


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