Folha de S. Paulo


Sapato velho

Há um ditado que diz que há sempre um sapato velho para um pé cansado. Nada mais confortável do que aquele sapato que já usamos há muito tempo e que está perfeitamente adaptado ao nossos pés, com todas as nossas calosidades, joanetes e feridas. Um par de sapatos novos, por outro lado, é um incômodo só... E haja machucado e band-aid até eles pegarem a forma dos nossos pés.

É possível traçar um paralelo entre as organizações e os sapatos. Muitas empresas começam a partir de uma grande inovação. Recrutam-se pessoas, montam-se equipes, estabelecem-se hierarquias, quem faz o quê, quem manda em quem.

O tempo passa, até que todos os colaboradores encontram sua zona de conforto, com seus aliados conquistados e seus desafetos sob controle.

E eis que surge uma próxima inovação. Às vezes ela é radical, responsável por uma mudança geral na empresa, com a introdução de novos produtos, novas hierarquias, contratação de novos profissionais etc.

Às vezes, a inovação é incremental, em que a mudança é mais localizada dentro da companhia e de menor profundidade.

Tanto a inovação radical quanto a incremental são suficientes para causar um desequilíbrio no sistema da organização. As pessoas se agitam, reclamam, algumas se adaptam, mas outras não...

O que todo empreendedor precisa entender é que isso é saudável e necessário para sua empresa. Mercados mudam, clientes mudam, produtos mudam, então seu negócio tem que mudar também.

Muitas vezes o próprio empreendedor deve sair da administração da empresa, fato bastante comum quando a organização recebe investimento de fundos de capital de risco e ocorre a profissionalização da gestão. Afinal, é melhor ter uma pequena parte de um grande negócio do que uma grande parte de um negócio pequeno!

Portanto, empreendedor, não hesite em inovar. Por mais duras que sejam as consequências, por mais problemas que as inovações possam causar, são elas que irão garantir a sobrevivência da sua empresa e levá-la a um outro patamar.

Afinal, ninguém quer ficar a vida toda calçando sapatos velhos, por mais confortáveis que eles sejam.


Endereço da página: