Folha de S. Paulo


Tendências de negócios para o ano

Todo empreendedor que se preze tem que estar sempre atento às tendências do mercado, de modo a identificar oportunidades para seus negócios.

A praticidade é uma das que estão cada vez mais se consolidando. Ninguém mais quer perder tempo fazendo coisas chatas ou lidando com problemas que podem ser facilmente evitados.

As pessoas estão tão cansadas que fazem de tudo para não ter que resolver questões cotidianas.

Um exemplo disso são as moradias. Muitos preferem morar em espaços menores para evitar, além dos altos preços das taxas condominiais, as dificuldades da manutenção das casas.

Há apartamentos de 14 metros quadrados sendo oferecidos no mercado imobiliário de São Paulo.

Pensando bem, será que precisamos mesmo de mais espaço do que isto para viver?

Livros, CDs, anotações, fotos, tudo pode ser armazenado na nuvem.

Alguns condomínios já oferecem bicicletas compartilhadas e em breve haverá carros no mesmo sistema.

Outra vantagem de se morar em um espaço pequeno é a motivação para se descobrir a cidade. Sem grandes salas, a vida social acaba se realizando fora das casas, em bares e restaurantes. Um pouco como acontece no Rio de Janeiro, Nova York ou Paris.

Nessas cidades, como o preço do metro quadrado dos imóveis é muito alto, a metragem dos apartamentos é menor, fazendo com que a interação social se dê fora do ambiente doméstico.

Ou nos espaços gourmet, versão moderninha dos antigos salões de festas.

Essa tendência acabou gerando uma série de oportunidades de negócios.

Há empresas que realizam faxinas expressas, de uma hora. Outras se especializaram em resolver pequenos problemas elétricos ou hidráulicos.

Há as que enviam todos os ingredientes de uma receita, se você quiser fazer um jantar especial. Você também pode fazer uma assinatura e receber meias e cuecas todo mês... Enfim, a comodidade parece ser a regra.

Outra tendência que deve se fortalecer neste ano envolve a área de beleza e moda.

As pessoas estão se cuidando e não se importam em gastar em cosméticos, tratamentos estéticos, academias de ginástica, roupas...

Empreendimentos desse setor parecem se fortalecer cada vez mais.

No entanto, como a concorrência é alta, o empreendedor deve buscar um modo de se diferenciar -focar em um nicho de mercado, utilizar uma técnica inovadora, melhorar o processo, oferecer um preço mais em conta.

Se estiver pensando em empreender em 2016, fique de olho nas tendências e tente encontrar um negócio que esteja alinhado a elas. Vai ser muito mais fácil do que remar contra a maré.


Endereço da página: