Folha de S. Paulo


Compartilhamento

Se anos atrás alguém dissesse que, no futuro, haveria um negócio em que as pessoas dividiriam sua casa com um estranho, provavelmente seria chamado de louco. No entanto, o Airbnb, site que permite o compartilhamento de casas ou quartos, foi recentemente avaliado em US$ 25 bilhões, uma das mais valiosas start-ups da atualidade!

Outro exemplo de negócio baseado na lógica do compartilhamento são os sites de carona, que além de permitir que você aumente seu círculo de amizades, diminui a quantidade de veículos nas ruas, ajudando nosso tão complicado trânsito.

Tais negócios têm como principal vantagem o fato de permitir que as pessoas possam ganhar algum dinheiro extra ao dispor de um bem ou serviço que possuem e que desejam compartilhar por um tempo.

Vale tudo: desde casas, barcos, bicicletas, carros, até jantares. Sim, isso mesmo, jantares!

Recentemente foi lançada no Brasil a plataforma dinneer.com.

A proposta é unir os anfitriões, pessoas apaixonadas por comida, aos visitantes, que gostam de comer bem e que estão à procura de novas experiências e amizades.

Os anfitriões anunciam seus pratos no site e escolhem uma data para o evento.

Os visitantes interessados fazem suas inscrições e pagam para experimentar o jantar.

Antes, no entanto, o site verifica as informações acerca dos visitantes e dos anfitriões, inclusive experimentando previamente o prato a ser servido. E cobra um percentual pelo serviço.

A economia do compartilhamento não é algo novo, já que um dos primeiros relatos de negócios com essa lógica é de 2001, com o Wikipedia. Recentemente, o assunto voltou com força total, com a polêmica em torno do Uber.

O professor Arun Sundararajan, da Stern School of Business, vê oportunidades em muitos outros setores, como o de estacionamento, por exemplo. Afinal, as garagens em prédios residenciais que ficam vazias durante todo o dia não poderiam ser ocupadas por pessoas que trabalham na área?

Só espero que os donos de restaurantes não criem caso contra a modernidade...


Endereço da página: