Folha de S. Paulo


Na terceira idade

Qual a melhor idade para empreender? Há aqueles que defendem que a melhor fase da vida para empreender é por volta dos 25 anos, quando o candidato a empreendedor é um recém-formado, sem muitos compromissos financeiros, sem família para sustentar e que muitas vezes ainda mora na casa dos pais.

Outros já argumentam que a idade ideal é aos 40 e poucos anos, quando o indivíduo já possui uma experiência profissional relevante, o que torna mais fácil a busca por boas oportunidades de negócios no mercado.

O problema é que nessa idade é comum o comprometimento financeiro com filhos e cônjuges.

Eu particularmente acredito que não exista uma idade ideal para se empreender, isto vai variar muito de indivíduo para indivíduo, de acordo com suas expectativas de carreira e em função da oportunidade identificada.

No entanto, empreender na terceira idade pode trazer uma vantagem significativa, pois quem se propõe a abrir um negócio nesta idade consegue aliar a segurança financeira -em geral já possui filhos criados e conseguiu acumular algum capital ao longo da vida- com alguma experiência adquirida nos empregos anteriores.

Os dados do GEM (Global Entrepreneurship Monitor, um estudo que abrange mais de cem países) de 2013 mostram que temos mais de 3,2 milhões de empreendedores entre 55 e 64 anos de idade em negócios já estabelecidos (com mais de 30 meses) e 1,3 milhão a frente de negócios com menos de 30 meses, ou seja, pessoas que empreenderam quando já tinham mais de 50 anos. Um número nada desprezível.

Se nos anos 1960 a expectativa de vida de um brasileiro era de 55 anos, hoje passa dos 73.
Muitos profissionais se aposentam aos 60 e poucos anos, o que lhes permite dedicar um bom número de anos a atividades produtivas, antes de gozar a aposentadoria.

Todos nós conhecemos pessoas beirando os 70 anos que ainda estão em sua plena forma, criando, empreendendo e também oferecendo oportunidades de emprego para brasileiros.

A esses empreendedores, nossa homenagem!


Endereço da página: