Folha de S. Paulo


Importância do Timing

Aproveitando que estamos na Páscoa, época em que os empreendedores do ramo de chocolate trabalham a todo vapor, vale a pena discutir qual a melhor época para abrir um negócio com demanda fortemente concentrada em determinados períodos.

Em geral, quando um empreendedor abre um negócio, ele tem (ou deveria ter) alguma reserva financeira para sustentar o negócio (e a si mesmo) enquanto este não gera o lucro esperado.

Por exemplo, ao se abrir um negócio que envolva a comercialização de chocolates, iniciá-lo no mês de maio pode ser uma opção ruim.

Isto porque o empreendedor terá que esperar sete meses até atingir as vendas do Natal e cerca de onze meses até atingir a próxima Páscoa, que são as duas épocas do ano em que mais se vende chocolates.

Ou seja, o negócio passará por muitos meses de vendas baixas, e caso seu proprietário não tenha suficientes reservas de capital terá que recorrer aos empréstimos bancários se quiser continuar funcionando.

E nós sabemos o custo dos empréstimos aqui no Brasil...

No entanto, se o negócio for aberto dois ou três meses antes do pico de vendas, no mês de setembro neste caso específico, haverá tempo suficiente para o teste do produto, realização das melhorias necessárias, início do processo de conquista e fidelização dos clientes, promoções iniciais para tornar a loja conhecida, entre outras ações.

Ou seja, já em seus primeiros meses, o negócio consegue passar por dois picos de vendas, gerando caixa e aumentando sua reserva de capital para os meses seguintes, em que as vendas provavelmente serão mais minguadas.

Assim como no caso dos chocolates, outros produtos também têm sua demanda fortemente marcada pela sazonalidade, como livros, sorvetes, pousadas, empresas de brindes, papelarias, entre outros.

Para esses negócios, é importante que os empreendedores tenham muita atenção no controle no fluxo de caixa, e sempre reservem uma parte dos lucros para compensar os meses menos aquecidos.


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