Folha de S. Paulo


O custo Brasil

Um dos grandes problemas com que todo empreendedor brasileiro tem que lidar é o custo Brasil. Em geral, o custo de se produzir bens e serviços no Brasil é consideravelmente maior se comparado a outros países, chegando a ser, em média, 40% maior aqui do que nos Estados Unidos.

Isso porque, no Brasil, há uma série de ocorrências que acabam ocasionando tal aumento. Dentre tais fatores, há aqueles que só vão ser resolvidos no longo prazo, devido aos altos investimentos exigidos, como a nossa fraca infraestrutura. Eletricidade cara, problemas com estradas e portos, malha ferroviária precária, escassez de água são alguns desses problemas.

Há, no entanto, alguns pontos que contribuem para o custo Brasil e que poderiam ser resolvidos de forma mais rápida. É o caso da nossa legislação trabalhista e tributária, que tanto oneram o empreendedor. Se na questão tributária já tivemos alguns avanços com o Simples Nacional e o MEI, mexer na legislação do trabalho ainda é um tabu.

A consequência é que o empreendedor tende a tornar o trabalho dentro de sua empresa cada vez mais precário, contratando parentes, funcionários temporários e pessoas com baixa capacitação que não conseguem empregos formais em outras empresas. E isso contribui ainda mais com o aumento do seu custo, dada a baixa qualificação do empregado.

Outro fator responsável pelo custo Brasil e que também poderia ser resolvido de forma mais rápida é o acesso a crédito. É impossível um empreendedor conseguir sobreviver se tiver que pagar juros de 5% ao mês para seu capital de giro. Não poderiam ser criadas linhas de crédito especiais para empreendedores, a juros subsidiados?

Um último ponto refere-se à burocracia na abertura e fechamento de empresas. Em muitos países, basta você entrar na Internet e em cinco minutos abre uma empresa.

Aqui o processo é bem mais lento, demorando mais de um mês. No entanto, o drama aparece quando é necessário pedir uma licença especial ou um alvará, o que pode levar anos para se conseguir. Não seria possível ter algo mais ágil e eficiente? Os empreendedores agradecem!


Endereço da página: