Folha de S. Paulo


Para superar as crises em 2015

2014 se encerra com a promessa de um 2015 difícil para os empreendedores. PIB estagnado, decepção causada pelo anúncio do novo ministério, retração de vendas e alta do dólar são prenúncios de que o ano vai ser um ano de muita luta.

Em épocas difíceis, o empreendedor tem que lançar mão de muita criatividade e inovação para conseguir sobreviver à crise. Toda crise passa, é só esperar. Por isso, invista no aprimoramento do seu produto –e uma boa dica é escutar o seu cliente. Quais os principais problemas que ele vê em relação ao seu produto ou serviço? O que você poderia fazer para torná-lo mais satisfeito? O que o move no momento da compra? Preço ou qualidade? Com base nisso, elabore uma estratégia para melhorar a penetração do seu produto no mercado.

Outro ponto que não pode ser deixado de lado, especialmente em épocas de crise, é o controle de custos. Por incrível que possa parecer, a maioria dos empreendedores não sabe calcular o custo de seus produtos: isso é importante para determinar um preço que lhe dê uma margem de lucro satisfatória e possibilidades de descontos. Faça também um acompanhamento ferrenho, procurando formas de diminuir custos ""troca de matéria-prima, por exemplo, pode ser uma estratégia.

Mas não há só notícias duras para 2015. No ano que vem entram em vigor as reformulações do Simples. Agora, mais de 140 novos setores de atividade (tais como corretagem de seguros, serviços médicos e jornalismo) poderão usufruir de maior comodidade no pagamento de impostos. Estima-se que mais de 400 mil novas empresas poderão ingressar no Simples após as mudanças.

Neste último domingo do ano, desejo a todos os leitores e empreendedores um excelente 2015. E que tenham muita fé em seus negócios, pois como diz a música de Gilberto Gil, a fé não costuma falhar.


Endereço da página: