Folha de S. Paulo


Fim de ano

Mais duas semanas e 2014 se vai. Este definitivamente não foi um ano bom para os empreendedores. A Copa do Mundo, com a promessa de grandes lucros, acabou se revelando um tiro no pé para a maioria dos negócios. Isso, aliado à estagnação econômica pré-eleitoral, acabou tornando 2014 um ano que os empresários querem esquecer.

E as perspectivas para 2015 não são lá as melhores, uma vez que as projeções para o crescimento da economia não são animadoras: o próprio governo estima que o PIB vá crescer só 0,8% em 2015.

Mas antes que este annus horribilis acabe, que tal aproveitar o mês de dezembro e tentar recuperar um pouco o tempo perdido?

Um ponto de que os empreendedores não podem se descuidar é a retenção dos clientes. Conquistar um novo cliente é muito mais caro do que adotar algumas ações para retê-lo.

Às vezes, com gestos muito simples você conquista um consumidor por toda a vida. Isto não tem preço! Aproveite o final do ano para agradecer a confiança que eles depositaram em sua empresa neste ano.

Mas não vale mandar um cartão por e-mail com votos de boas festas com a figura do Papai Noel, neve, renas etc. etc. Isso todo mundo faz e, sinceramente, não agrega nada.

Escolha seus 10 ou 20 clientes mais importantes, aqueles que interagiram mais com você e que foram fundamentais para sua empresa. Ligue, mande um SMS ou envie um cartão de Natal de bom gosto. Mas crie uma mensagem personalizada, agradecendo ou até mesmo se desculpando por algo desagradável que ocorreu durante o ano, e desejando votos de boas festas.

Se for enviar o cartão, escreva a mensagem de próprio punho.

Seu cliente tem que perceber que é você que está escrevendo essa mensagem e que ela está direcionada apenas para ele. Todos nós gostamos de um pouco de atenção, de nos sentirmos especiais, mesmo que venha de pessoas cuja relação seja estritamente profissional. São 10 ou 20 clientes apenas, não vai levar mais do que 15 minutos.

Que tal aproveitar o embalo e fazer isso também com seus amigos mais próximos?


Endereço da página: