Folha de S. Paulo


Existe fórmula de negócio de sucesso?

Muitos me perguntam o que um negócio deve ter para se transformar em uma empresa de sucesso. Em primeiro lugar, não há uma receita de bolo para isso. Trata-se de uma combinação de pontos que acaba fazendo com que o negócio efetivamente aconteça.

O primeiro ponto é o time. A primeira coisa que um investidor vai querer saber é quem está por trás do negócio. As experiências anteriores dos sócios, suas competências, redes de contato e interação entre eles são questões fundamentais na concepção do negócio.

Um time bom pode transformar um negócio ruim em um grande empreendimento, mas um time ruim afunda qualquer negócio com potencial. Ter uma equipe em que competências gerenciais e técnicas estejam presentes ajuda bastante.

O outro ponto é a oportunidade identificada. Até que ponto a oportunidade é promissora, principalmente em termos de tamanho e crescimento do mercado? Há uma demanda potencial para o produto ou serviço? Foram feitas pesquisas ou conversas com possíveis clientes? Eles vão querer comprar o produto?

Inovação é o terceiro ingrediente. O negócio é realmente inovador e vai acrescentar algo de valor ao que já existe? Oferecer um produto que já está no mercado, sem qualquer diferenciação de qualidade ou preço, é meio caminho para o fracasso.

Podemos pensar também no "timing". O mercado está preparado para este negócio? Há vários casos de produtos que não tiveram sucesso porque o mercado ainda não estava pronto para eles. Quem não se lembra do laserdisc, o precursor dos CDs e dos DVDs, que foi lançado nos anos 1970, mas não conseguiu sucesso comercial?

Alguns dizem que uma pitada de sorte ajuda. Eu prefiro pensar em dedicação, muito trabalho, desprendimento, sacrifício da vida pessoal... Lógico que todos nós conhecemos casos em que todos esses elementos estiveram presentes mas o negócio fracassou. E outros que começaram da forma mais artesanal possível, sem planejamento e deram certo. Enfim, coisas da vida.


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