Folha de S. Paulo


Prêmio para elas

É notável constatar o grande número de iniciativas que existem para encorajar o empreendedorismo entre os jovens –competições de planos de negócios, encontros com empreendedores, conferências, palestras, programas específicos etc.

Um desses programas que me chamou bastante atenção foi o Technovation Challenge, uma iniciativa da ONG americana Iridescent. Trata-se de um programa cujo objetivo é inspirar adolescentes mulheres a solucionar, por meio da tecnologia, problemas do entorno em que vivem.

O Technovation também almeja aumentar o número de mulheres que se interessam por tecnologia, dado que o percentual feminino em TI vem caindo drasticamente.

A iniciativa teve início em 2010 e em 2014 mais de 1.500 garotas de 45 países completaram o programa. As participantes frequentam cursos a distância sobre empreendedorismo e programação básica utilizando o App Inventor (ferramenta que facilita a construção de aplicativos), além de receberem apoio presencial de mentores.

Um dos vencedores do programa foi um grupo da República da Moldávia, um pequeno país localizado entre a Romênia e a Ucrânia, considerado um dos mais pobres da Europa. O grupo desenvolveu um aplicativo para facilitar a localização de poços com água potável, diminuindo assim a propagação de doenças como a hepatite.

O Brasil também teve um grupo que ficou entre as três primeiras colocações. Oriundas de Santos, as garotas desenvolveram um aplicativo para conectar voluntários com instituições de caridade.

Para quem quiser participar dessa iniciativa, as inscrições para o próximo ano já estão abertas. Mais informações podem ser obtidas pela página technovationchallenge.org. As participantes são divididas em três grupos "" 5ª a 8ª séries do ensino fundamental, ensino médio e ensino universitário.

Que bonito ver essas meninas e mulheres andando pelo mundo, defendendo suas ideias, discutindo de igual para igual com mentores e investidores. Boa sorte a todas elas!


Endereço da página: