Folha de S. Paulo


Herdeiro empreendedor

Uma empresa é considerada familiar quando o processo decisório é influenciado por múltiplas gerações de uma família. Em geral, a primeira geração é responsável pela fundação e consolidação da empresa, sendo que cabe à segunda a expansão e o crescimento do negócio.

O problema geralmente começa na terceira geração, mais numerosa do que as demais e que não vivenciou as dificuldades e a luta para colocar o negócio em pé. Como preparar essa geração para assumir o negócio?

A sucessão em uma empresa familiar é algo delicado e que muitas vezes pode ocasionar o fechamento da companhia. Nosso país está repleto de exemplos de negócios que não conseguiram passar da terceira geração. Quem não se lembra do Grupo Matarazzo, que já foi o maior conglomerado do país, mas sucumbiu?

Por isso, a sucessão deve ser a mais transparente possível e sempre ter por base a competência. Isso ajuda a diminuir os conflitos entre os futuros herdeiros, bem como assegurar que os funcionários não se desmotivem ao perceber que pessoas mais capacitadas são preteridas nas disputas pelos melhores cargos.

Uma das formas de preparar os herdeiros é estimular que eles se tornem empreendedores e iniciem seu próprio negócio. Nas palavras do professor Marcelo Binder, um estudioso do assunto, "ao empreender, o jovem herdeiro consegue ver como é difícil sobreviver no mercado e o quanto se deve trabalhar duro para o negócio dar certo".

Negociação, trabalho em equipe, criação de valor, formação de networking, controle de custos, inovação, busca por oportunidades e financiamento do negócio são algumas das habilidades desenvolvidas por empreendedores de sucesso.

No entanto, corre-se o risco de ele gostar tanto da experiência empreendedora que, na hora H, opte por continuar no seu negócio mesmo em vez de administrar o da família. Já vi vários casos assim.

O fato de o herdeiro ter tido uma carreira de sucesso fora do negócio familiar seguramente irá auxiliá-lo a não ser visto apenas como o "filho do dono", mas como alguém que já provou ser capaz e que poderá levar a empresa da família a um novo patamar.


Endereço da página: