Folha de S. Paulo


Experimente

Qual o melhor momento para empreender? É melhor trabalhar algum tempo como empregado antes de iniciar um negócio? Qual a idade ideal? Essas são questões recorrentes feitas a todo professor de empreendedorismo. Para respondê-las, eu gosto de utilizar os argumentos da professora Sarah Sarasvathy, principal representante da teoria "Effectuation": o melhor momento para empreender é agora.

Você não precisa largar o seu emprego ou a sua faculdade para fazer isso. Imagine que você queira abrir um restaurante sem nunca ter tido um negócio antes. Você pode fazer isso planejando os mínimos detalhes, desenvolvendo um plano de negócios, uma pesquisa de mercado, identificando o público-alvo, encontrando uma localização compatível com essa clientela e dedicando-se integralmente ao negócio. Ou então você pode experimentar.

Você já ouviu falar naquelas pessoas que abrem sua casa uma vez por semana para cozinhar para seus clientes, geralmente amigos ou pessoas indicadas por eles? O cardápio varia a cada semana, de acordo com a vontade do chef. São poucas mesas, atendidas mediante reservas.

A vantagem de experimentar é que, quando você for empreender para valer, ou seja, investir dinheiro na abertura de um restaurante de forma convencional, você vai trazer consigo toda uma bagagem de conhecimento adquirida no período de experimentação -quais pratos são mais apreciados, que tipo de tempero o público prefere, os vinhos favoritos, os pratos que não fazem sucesso. E até mesmo descobrir que você não tem vocação alguma para cozinhar e o melhor a fazer é desistir da ideia, antes de colocar todo o seu dinheiro no negócio.

Portanto, se você pensa em empreender, experimente antes, sem comprometer muitos recursos. Tem uma ideia de negócio? Monte um site e vá monitorando a reação do público, modificando seu produto ou serviço a partir do retorno dado pelos seus clientes e explorando oportunidades.

Depois de algum tempo de experimentação, vai chegar um momento que você vai ter que decidir se fecha o negócio ou entra de cabeça. Esse é o momento de dar escala a ele e aí sim você vai precisar de um plano de negócios.


Endereço da página: