Folha de S. Paulo


Negócios quentes em 2014

Nessa época, muitos me pedem dicas sobre os negócios que irão bombar no ano seguinte. Obviamente que não há uma resposta.

Os negócios quentes estão onde há oportunidades ainda não exploradas. Uma escola de inglês na avenida Paulista, onde já há vários desses negócios, talvez não seja a melhor das opções, mas em um bairro periférico, cujos moradores vêm experimentando um aumento significativo de renda e que não sejam servidos por nenhuma escola de idiomas, pode ser um negócio interessante. Ainda mais se você dar a ele potencial para crescer exponencialmente, oferecendo cursos a distância, por exemplo.

No entanto, mais importante do que escolher um setor de atividade, é entender o que você quer para sua vida. Se o seu objetivo é montar um negócio, crescer vertiginosamente e vender algum tempo depois, é importante conhecer profundamente o setor de atividade, ter bons contatos e optar por um negócio que tenha uma alta escala.

Mas se o objetivo ao empreender for buscar uma satisfação pessoal, escolha um setor e um modelo de negócios que o satisfaça, nem que para isso você tenha que permanecer pequeno, e não há problema algum nisso. Hoje, os grandes chefs mantêm seus restaurantes atendendo a uma clientela pequena e selecionada, sendo que muitos desses estabelecimentos nem dão lucro. Mas são fundamentais para trazer fama a seus proprietários, que acabam ganhando dinheiro em outras atividades como publicidade, consultoria etc.

Seja qual for a sua escolha, não se esqueça dos três pilares do empreendedorismo: inovação, planejamento e oportunidade. E no meio de tudo isso, muito, mas muito trabalho! E paciência, pois ser empreendedor no nosso Brasil não é algo muito fácil. Um feliz 2014 a todos os leitores que acompanham quinzenalmente essa coluna!


Endereço da página: