Em sua música "Oração ao Tempo", Caetano Veloso já cantava que o tempo é um dos deuses mais lindos. Saber administrar o tempo é seguramente um ponto forte na vida de qualquer empreendedor.
A primeira coisa a se fazer é criar uma lista de tarefas, estabelecendo prioridades: o que é urgente e o que pode ser resolvido a curto, médio e longo prazos. A lista também ajuda a distinguir aquilo que deve ser feito pelo empreendedor daquilo que pode ser delegado. Aprenda a delegar: isso pode ajudá-lo a economizar um bom tempo, além de tornar seus funcionários mais engajados.
O empreendedor deve reservar alguns períodos de sua agenda para atividades que exijam concentração e pedir para não ser interrompido nesses momentos. Isso é fundamental para se pensar em novos caminhos, evitando que os problemas do dia a dia tirem seu hábito de pensar estrategicamente.
É importante também concentrar as atividades que dispersam, como reuniões, visitas ou ligações telefônicas, em determinados períodos. Não utilize o "horário nobre", ou seja, aquele período do dia em que você é mais produtivo, para realizar tarefas simples, como ler e responder e-mails. Faça isto em horários "mortos", como na fila do banco, em uma sala de espera e no taxi.
Por fim, não procrastinar é outra máxima do gerenciamento do tempo. Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje, caso contrário as decisões vão se acumulando e, quando você menos esperar, vai perceber que sua empresa está indo para um caminho sem volta.