Folha de S. Paulo


Uma fila é uma chance

Não se abre um pet shop ou um restaurante a quilo simplesmente porque muitos estão fazendo isso.

Um dos pontos que caracterizam um empreendedor é a constante busca por oportunidades de negócios. Ele identifica uma lacuna (ou oportunidade) no mercado antes dos outros e procura ofertar algo para preencher esta espaço.

E como identificar essas oportunidades? Ler, pesquisar, conversar, identificar tendências e conhecer outras culturas auxiliam muito nesse processo.

Por exemplo, o aumento do percentual de famílias em que pais e mães trabalham fora, aliado ao aumento das jornadas de trabalho e o custo de uma empregada doméstica, gerou uma série de serviços para facilitar a vida dessas famílias, como, por exemplo, comida congelada, serviços "delivery", empresas do tipo "marido de aluguel", entre outros negócios.

Outra fonte de oportunidade são as reclamações. Onde houver filas, clientes mal atendidos, queixas -e, convenhamos, isso não falta no Brasil- seguramente haverá possibilidades de novos negócios. Os sites que propiciam reserva de mesas em restaurantes para diminuir as filas são exemplos recentes.

Adaptar negócios vistos em outros países é também uma outra forma de identificar oportunidades e frequentar feiras e conhecer catálogos de produtos pode ajudar nessa missão.

As oportunidades estão por aí, girando ao nosso redor. Aquele empreendedor que consegue enxergá-las antes dos outros seguramente terá vantagens significativas sobre os demais.


Endereço da página: