Folha de S. Paulo


Um em cada 3 vegetarianos impõe a mesma dieta que segue aos seus pets

Rodrigo Fortes
Ilustração de Rodrigo Fortes para a coluna Bichos de 1/10

Donos de cães e gatos escolhem o produto com o qual vão alimentar seus animais com base no que consideram mais saudável e benéfico para eles. Mas, para vegetarianos, a decisão desperta um conflito ideológico e moral, pois a maioria das rações comerciais é feita com ingredientes de origem animal.

As razões que guiam a escolha da dieta dos pets e o drama dos vegetarianos estão descritos em levantamentos publicados entre 2013 e 2014. Mas nenhum deles respondeu à pergunta: quantos decidiram adotar a mesma dieta para seus animais?

Uma pesquisa conjunta de pesquisadores do Canadá e da Nova Zelândia traz as primeiras pistas desse universo. Apresentado no 21° Congresso da Sociedade Europeia de Veterinária e Nutrição Comparada, no mês passado, na Inglaterra, o estudo ouviu 3.673 donos de cães e gatos em seis países de língua inglesa.

Dos entrevistados, 6% declararam seguir pessoalmente uma dieta que exclui produtos de origem animal (outros 10% admitem peixe ou derivados de leite nas refeições) e 2,4% afirmaram ter estendido o vegetarianismo aos seus pets (3% dos cães e 1% dos gatos). No total, pouco mais de 1 em cada 3 vegetarianos impõe ao animal a mesma dieta que segue.

De um lado, a preocupação com o bem-estar e os direitos dos animais usados para a produção de carne são os motivos apontados pelos responsáveis para justificar a opção por dietas vegetarianas. De outro, a dúvida sobre a adequação nutricional dessas dietas é a razão mais citada pela maioria dos donos de cães e gatos que, embora sejam vegetarianos, oferecem aos pets produtos de origem animal.

O assunto é polêmico, sobretudo no que diz respeito aos gatos, animais que, na natureza, são carnívoros estritos. O que os próximos estudos terão de responder é a quantas anda a saúde desses pets vegetarianos.

*

A coluna "Bichos" é publicada todos os domingos na revista sãopaulo.


Endereço da página:

Links no texto: