Folha de S. Paulo


Por que os gatos parecem gostar mais de quem os ignora?

Rodrigo Fortes
ilustração da coluna Bichos de Sílvia Corrêa de 20.ago.2017

Os gateiros vão me entender: você já entrou em uma casa com algum amigo que gosta muito menos de gatos, mas o felino residente se aproximou dele (e não de você!)? Por que, afinal, em um primeiro contato os gatos parecem gostar mais de quem não se importa muito com eles?

A resposta está em nossa postura corporal. Quem gosta de gato tende, claro, a olhar para o animal, admirar sua graça e beleza, caminhar em direção a ele e até se abaixar para acariciá-lo. Quem não gosta de gato ignora a presença do animal, não faz contato visual com ele nem tenta se aproximar.

Agora, veja a cena do ponto de vista do gato. No universo felino, o contato visual é uma mensagem de dominância e até um prenúncio de agressão. É natural, portanto, que o gato perceba o seu avanço e o seu olhar como ameaça.

O que fazer? Evitar essa criatura assustadora e, exercendo a total independência felina, iniciar uma aproximação com um ser que não esteja ali para desafiá-lo: o amigo desinteressado.

Portanto, na próxima visita a um território felino, teste uma mudança de comportamento. Após um breve contato visual com o gato desconhecido, pisque lentamente. Na linguagem felina, piscar devagar é um sinal de calma e confiança.

Depois, retroceda um pouco (se afaste do gato) e se envolva com outros afazeres. Deixe o gatinho decidir interagir com você. Depois que isso acontecer e vocês tiverem estabelecido um contato inicial, aí, sim, você terá a permissão dele para admirá-lo.

*

FESTA NO PACAEMBU

A praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu, na zona oeste paulistana, recebe no próximo domingo (27), cães, gatos e seus donos para uma série de atividades que marcam a campanha de vacinação contra a raiva. Haverá opções de serviços, como a possibilidade de imunizar os pets gratuitamente, desfile de cachorros para adoção e passeio.

Saiba mais: das 9h às 13h, na praça Charles Miller

*

A coluna "Bichos" é publicada todos os domingos na "revista sãopaulo"

Eduardo Knapp/Folhapress
Chamada mobile da edição de 20.ago.2017 da sãopaulo
Clique para acessar a edição especial de Casa & Decoração da sãopaulo

Endereço da página:

Links no texto: