Folha de S. Paulo


Aumentam casos de donos que veem sintomas imaginários em seus pets

Rodrigo Fortes
Ilustração para a coluna Bichos

O rapaz entra na clínica desesperado, com a cachorrinha no colo. Aponta a orelha do animal. A recepcionista não entende. Ele questiona, alterado: "A senhora não vê? Não vê as baratas saindo da orelha dela?" Não havia baratas.

Diante do veterinário, a elegante senhora de meia idade retira da bolsa uma caixinha forrada de algodão. "O senhor vê só... Peguei esses bichos andando nos meus cães. Eram muitos", diz. Não havia nada na caixa.

Do outro lado da cidade a moça já é cliente conhecida. Vai semanalmente ao hospital dizendo que o pequeno maltês está passando muito mal. Não há sinal de doença.

Não há estatísticas, mas os casos (reais) parecem cada vez mais frequentes. Um crescimento que acompanha o estreitamento de laços entre homens e animais domésticos.

Na medicina humana, o quadro está bem caracterizado: Síndrome de Münchhausen, doença psiquiátrica descrita na década de 50 na qual o paciente simula sintomas para obter cuidados.

No final dos anos 70, os médicos identificaram uma variação, nas quais adultos relatam sintomas imaginários em crianças. Agora, nas famílias multiespécie, parece ser a vez dos cães. É a pior faceta dessa proximidade.

-

+ PETS

Gatos na Paulista
O Clube Brasileiro do Gato levará 250 felinos, de 15 diferentes raças, para a terceira exposição do ano na avenida Paulista no próximo fim de semana. Durante o evento, os criadores dos felinos participarão de uma competição. Além disso, os visitantes terão a chance de interagir com os animais, aprender sobre as raças e receber orientação sobre a nutrição dos felinos.

Eduardo Knapp/Folhapress

Clube Homs. Avenida Paulista, 735, Bela Vista, região central, tel. 3289-4088. Sáb. (20) e dom. (21), das 10h às 17h, entrada gratuita (pede-se a doação de uma lata de leite em pó para a Casa Hope)

Dieta para velhinhos
Rações terapêuticas estão em alta. Já existem as destinadas a pacientes com alterações intestinais, urinárias, hepáticas, de pele, cardíacas, além de sobrepeso. A última novidade se destina aos cães idosos, um mercado também em crescimento. É a Neurologic Care (Purina). Segundo o fabricante, o aporte adicional de ácidos graxos de cadeia média consegue aumentar a destreza mental dos velhinhos em 30 dias.

Saiba mais: purinalatam.com/br/proplan/


Endereço da página: