Folha de S. Paulo


Popularidade do filme 'Dory' ameaça espécie de peixe blue tang

Rodrigo Fortes

A Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA Brasil) achou mais uma maneira de estimular a guarda responsável. No concurso "Guardião Campeão", as pessoas são convidadas a enviar fotos e vídeos em que estejam cumprindo uma das dez provas previstas na disputa. A sacada é que as provas são, na verdade, medidas que garantem o bem-estar animal. Valem fotos e vídeos que mostrem o cão bem abrigado, brincando, comendo, sendo vacinado ou submetido a cuidados médicos.

Milhares de imagens já foram postadas no site do concurso (e vale a pena dar uma olhadinha). O campeão ganhará um kit com caixa de transporte e uma série de produtos para o animal, além do direito de doar
R$ 3.000 em suprimentos para um abrigo (que deve ser indicado na inscrição).

Concursos de fotografias têm sido uma arma da WSPA na mobilização pela proteção animal. Numa das edições anteriores, os responsáveis foram convidados a postar fotos durante dez dias seguidos para atestar que seus animais são felizes. Recentemente, professores universitários de toda a América Latina disputaram o título do melhor método substitutivo ao uso de animais no ensino.

Saiba mais. Inscrições até 20/7.

*

Do Nemo à Dory

Há 13 anos, quando "Procurando Nemo" estreiou nos cinemas, o peixe-palhaço virou o pet da moda. Agora, o mesmo pode acontecer com o blue tang, espécie à qual pertence a protagonista de "Procurando Dory".
Em alguns cinemas da capital, anúncios de lojas de aquarismos antecedem a projeção do filme. Mas, diferentemente do peixe-palhaço, o blue tang não se reproduz em cativeiro.

Ainda que legalmente, portanto, todos os exemplares vendidos por preços que variam de R$ 500 a R$ 800 foram retirados da natureza. As ONGs de proteção aos animais já se mobilizam contra a venda dos blue tang.

Vida secreta

Por falar em Dory, a animação da peixinha que sofre de amnésia foi ultrapassada por outra com temática semelhante. "Pets - A Vida Secreta dos Bichos" arrecadou US$ 103 milhões (R$ 340 milhões) em seu final de semana de estreia nos Estados Unidos. O filme mostra o que seus bichos fazem quando você não está em casa. A estreia no Brasil está prevista para 25 de agosto.


Endereço da página: