Folha de S. Paulo


Até tu, pinhão

Com a entrada de julho e as festas julinas a pleno vapor (sim, as juninas foram esticadas), ainda dá para tomar uma boa cerveja de pinhão (sim, elas existem).

Quem traz o rótulo, mais uma vez, é a paranaense Insana. Mais uma vez porque a cerveja não é novidade. Já teve outras edições, mas costuma acabar rápido, já que sua produção é limitada.

Feita com pinhão orgânico do projeto Araucária+, programa que aposta no replantio da árvore para conservar a floresta, a cerveja é uma barley wine com enganosos 8,5% de teor alcoólico. Enganosos porque você quase não sente a presença do álcool e a cerveja também tem pouco amargor, um perigo comum ao estilo, mais licoroso e com lúpulo menos presente.

O pinhão em si é mais perceptível no aroma do que no sabor propriamente dito. O resultado é uma cerveja caramelada, com leve adocicado e ótima "drinkability" —termo usado para dizer que dá para beber fácil.

Na São Paulo Tap House (3530-6602), a Insana Pinhão está disponível em chope. Nas torneiras, fica menos doce e mais aromatizada ainda. Em garrafa, a Insana Pinhão é do estilo "tem, mas acabou".

Se gostar da experiência com pinhão, ainda há outra opção: a Campos do Jordão Pinhão, uma belgian dubbel com 7,0% de teor alcoólico. Infelizmente, não achei nos bares que costumo fazer compras, por isso, não provei, mas dá para comprar on-line... ou em Campos do Jordão.

Onde encontrar
Insana Pinhão Eataly, tel. 11-3279-3300
Campos do Jordão Pinhão Armazém Paulista, tel. 11-5052-3106

DEGUSTAÇÃO ESPECIAL
Não que as outras não sejam especiais, mas essa, na São Paulo Tap House (tel. 3530-6602), está especialíssima. Em parceria com o blog Bar do Celso (bardocelso.com), o evento terá uma palestra seguida de degustação com quatro rótulos de artesanais americanas que NÃO estão no mercado brasileiro, entre elas, a Dogfish Head Palo Santo. O evento será no dia 19 e custa R$ 85. Mais informações no blog supracitado.

CURSO DE FÉRIAS
Se você quiser passar parte das férias em Santa Catarina, pode aproveitar para fazer um cursinho de férias entre uma praia e outra agora em julho. A Escola Superior de Cerveja e Malte (www.cervejaemalte.com.br) oferece cursos como de harmonização (de 11 a 15) e de sommelier de cerveja (18 a 30).


Endereço da página: