Folha de S. Paulo


Bebendo em pecado

Apesar do sócio fundador Vitor Lucas ser gaúcho, a Mea Culpa nasceu há menos de um ano em Cotia, pertinho da capital paulista.

De lá para cá, a cervejaria lançou quatro rótulos, o mais recente deles na última semana. Assim como os anteriores, a marca continua a explorar os pecados capitais com a Preguiça —as outras foram Gula, uma blond ale, Ira, uma imperial IPA, e Vaidade, uma american pale ale.

Preguiça, o quarto pecado, é uma witbier com uma fórmula original, criada pelo cervejeiro-bioquímico Rodrigo Louro. Ao contrário de outras do gênero, essa não leva casca de laranja e a quantidade de sementes de coentro também é reduzida. A boa sacada para alcançar o sabor cítrico foi o acréscimo do lúpulo Sorachi Ace, e para completar, adição de camomila (o toque preguiçoso final).

O resultado é uma witbier bem refrescante, mas com o amargor um pouco mais acentuado que o habitual, mas com excelente "drinkability".

Até o fim do ano, a Mea Culpa vai lançar mais dois pecados no mercado. O sétimo e último vício deve ficar apenas para 2017.

Mas o que fazer depois da luxúria, da avareza e da inveja? Bem, a cervejaria poderia partir para os "antídotos dos delitos" ou simplesmente adotar transgressões mais modernas e menos católicas, como uma strong Lava Jato, uma brown ale Caixa 2 ou uma já clássica saison Delação Premiada. Pecado não vai faltar.

Sandro Macedo/Folhapress
A witbier Preguiça é o novo pecado da cervejaria Mea Culpa crédito - Sandro Macedo/Folhapress
A witbier Preguiça é o novo pecado da cervejaria Mea Culpa

PREGUIÇA
Witbier da Mea Culpa que, no lugar da casca de laranja, usa o lúpulo Sorachi Ace, acentuando o amargor da bebida; como toque especial, além das sementes de coentro, usa camomila
TEOR ALCOÓLICO 5,0%
QUANTO R$ 21 (355 ml) ou R$ 16 (chope)
ONDE no Aconchego Carioca (11/3062-8262)

*

FESTIVAL DE CERVEJA

Até sábado (12) acontece a sétima edição do Festival Brasileiro da Cerveja, novamente no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC). O evento reúne as principais microcervejarias do país, incluindo a Mea Culpa (citada acima), a Tupiniquim, principal vencedora em 2015, e várias outras. Além de muita degustação, o festival também promove workshops e palestras. Confira a programação completa no site oficial do evento www.festivaldacerveja.com/.

*

ST. PATRICK'S DAY

Já na quinta da próxima semana (dia 17), acontece o tradicionalíssimo St. Patrick's Day, principal desculpa do calendário para você beber uma Guinness. Uma das sugestões tanto para beber quanto para comer um cozido irlandês é o gastropub Camden House (11/2369-0488). Em outros lugares, porém, a festa já começa antes e termina depois. Pode isso? Bem, se você não achar uma blasfêmia (ou pecado), confira a programação completa do evento, que reúne 24 pubs, no site da St. Patrick's Week: stpatricksweek.com.br/.


Endereço da página: