Folha de S. Paulo


Aos assinantes

Muitos dos consumidores que querem conhecer um pouco mais o vasto mercado das cervejas especiais recorrem a um serviço cada vez mais comum: a assinatura de cervejas.

Não é algo novo ou específico da bebida. Os vinhos já eram oferecidos em ferramenta similar muito antes. Com pequenas diferenças, todos oferecem mais ou menos o mesmo serviço: selecionam alguns rótulos (a quantidade varia de acordo com o valor investido) que são oferecidos a cada mês de acordo com o estilo ou com o país.

Várias das cervejas são novidades e costumam ser acompanhadas de uma fichinha bem completa, que explica sobre o estilo da bebida, dá dicas de degustação e às vezes conta até uma historinha curiosa do fabricante.

Nunca cheguei a fazer nenhuma das assinaturas porque gosto de ir até o bar e fazer a minha própria seleção —e aproveitar as promoções... sempre tem promoções. Mas conheço cada vez mais gente que faz uso do serviço, ou para conhecer estilos mais variados sem esforço ou porque não têm tempo para caçar suas próprias cervejas.

A Mr. Beer, com quiosques e lojinhas espalhados pela cidade, foi a última a aderir ao modelo, que tem muitos outros exemplos, como Beer & Bier, The Planet Beer ou Empório Veredas.

Uma das principais assinaturas on-line, a WBeer, antiga Have a Nice Beer (mas que agora cobra uma taxinha pela assinatura que antes não tinha), acabou de lançar um novo serviço em seu site, batizado de Home Pub, com curadoria do beerhunter Diego Cartier. Nele é possível encontrar dicas de armazenamento, de degustação, de harmonização é até um "quiz cervejeiro".

PARA INICIADOS
Dentro do Degusta Beer, entre 15 e 18 de julho no São Paulo Expo, acontecem interessantes palestras e debates, como o "Grandes, Micros e Ciganas" —mas para quem não quiser saber de conversa, o evento traz também 400 rótulos para degustação. Mais informações em degustabeerandfood.com.br

GLOSSÁRIO
Antioxidante Substância adicionada à cerveja para evitar a ação do oxigênio, ou seja, evitar sua oxidação


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