Folha de S. Paulo


Italiana volta ao Brasil

Você deveria jantar com Teo Musso e ouvir suas histórias. Sua recente passagem por São Paulo marcou a volta da importação de suas cervejas, pela Bier & Wein. Tive a oportunidade de estar à mesa com ele em um jantar no Terraço Itália, melhor visão da capital paulista.

Musso é um revolucionário em um país de tradição vitivinícola. Filho de produtores de vinho do Piemonte, na Itália, ainda nos anos 1990 reabriu o único bar de Piozo, sua cidade natal, com 850 habitantes.

Em vez de buscar conhecimento no vinho, desejo da família, foi atrás de técnicas cervejeiras na Bélgica e logo começou com uma produção de 500 litros, que a princípio não agradou à clientela. Mas perseverou e inseriu no léxico italiano os termos "birra artigianale" e "birrificio" –cerveja e cervejaria artesanais.

A estratégia que bolou para difundir seu produto sem confrontar a cultura local foi trabalhosa. Distribuiu cervejas em 500 restaurantes pedindo que as oferecessem para quem não pedisse vinho na refeição. Deu certo e impulsionou um mercado que hoje conta com mais de 700 microcervejarias.

A aproximação com o movimento Slow Food abriu seus olhos para os insumos locais, por isso lançou a Nazionale, primeira italian ale, produzida com malte da Basilicata e lúpulo de plantação experimental no Piemonte, 100% italianos.

A definição de gastrobirra defendida por Teo ficou evidente na harmonização da Baladin Super, amber ale com aromas frutados e de marzipan. O chef Pascoale Mancini apresentou um assado de javali com polenta mole que trouxe à tona notas de amêndoas tostadas, em uma simbiose perfeita de sabores.

BALADIN NAZIONALE
Teor Alcoólico 6,5%
Quanto R$ 33 (330 ml)
Onde Ici Brasserie (tel. 11/3078-1313)

BALADIN SUPER
Teor Alcoólico 8%
Quanto R$ 74 (750 ml)
Onde Terraço Itália (tel. 11/2189-2929)

DICA DO BURGOMESTRE
Desta quarta (8) até o dia 26 será realizada a Oktoberfest de Blumenau (SC), a maior do país e a segunda maior do mundo. A abertura será às 22h, após o desfile na rua 15 de Novembro. A partir desta quinta, funciona de segunda a sexta a partir das 18h, e aos sábados e domingos a partir das 11h. Destaque para as cinco cervejarias artesanais locais distribuídas nos três pavilhões da Vila Germânica (oktoberfestblumenau.com.br)


Endereço da página:

Links no texto: