Folha de S. Paulo


Copa da cerveja 1

Goste da ideia ou não, a Copa está acontecendo com a venda de cerveja nos estádios liberada pelo carteiraço da Fifa. Do lado de fora, longe da ditadura do patrocinador, podemos encontrar alguns rótulos especiais para degustar vendo os jogos.

As diferenças com os argentinos foram para bandeirinha de escanteio e uma mesma receita de american pale ale foi produzida pelas cervejarias Antares e Bierland em Mar Del Plata, em fevereiro, e em Blumenau, em março, respectivamente. "O que o futebol separa por conta da rivalidade, a cerveja tende a unir", disse o argentino Leo Ferraro na apresentação do projeto binacional "Unidos Pela Cerveja".

Da Argentina vêm os lúpulos da Patagônia. As variedades bullion e mapuche intensificam seu caráter cítrico e refrescante. O ingrediente brasileiro é o guaraná amazônico, conhecido por combater o cansaço físico e mental, agregando sabor frutado e levemente adocicado no final.

A Cervejaria Backer (MG) entra em campo com a Brazuka, uma bohemian pilsner. Logo após o anúncio de que o Brasil seria sede da Copa, em 2007, a empresa registrou o nome, quase igual ao que posteriormente batizou a bola oficial do torneio.

O estilo american lager foi o eleito pela Dama Bier (SP). Essa edição limitada adiciona lúpulo citra na fase de maturação, ressaltando o aroma de frutas tropicais e cítricas.

"Avante, Azuis!" é o grito dos torcedores franceses. É a tradução de "Allez les Bleus", uma variação da pilsen Colorado Cauim com mandioca que ganhou notas florais com os lúpulos franceses Triskel e Strisselpal para homenagear a seleção francesa, hospedada na cidade da cervejaria, Ribeirão Preto.

DICA DO BURGOMESTRE

As inscrições para o concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn 2014 vão até sábado (28/6).

As amostras das concorrentes, no estilo Belgian Blond Ale, deverão ser enviadas até 18/9. Mais informações em mestrecervejeiro.eisenbahn.com.br.

*

COLORADO CAUIM "ALLEZ LES BLEUS"
Ribeirão Preto (SP)
TEOR ALCOÓLICO 4,5%
PREÇO R$ 15 (310 ml)
ONDE Frangó (largo da Matriz Nossa Senhora do Ó, 168, Freguesia do Ó; tel. 11/3932-4818)

ANTARES - BIERLAND "UNIDOS PELA CERVEJA" PALE ALE
Blumenau (SC)
TEOR ALCOÓLICO 4,8%
PREÇO R$ 18 (600 ml)
ONDE Capitão Barley (rua Cayowaá, 358, Perdizes; tel. 11/3569-3560)


Endereço da página:

Links no texto: