Folha de S. Paulo


Arte no rótulo

A versão clara da cerveja Paulistânia chega ao mercado com a terceira edição de rótulos culturais. São 12 criações da artista plástica Lu Paternostro, alusivas às manifestações culturais brasileiras, intituladas de Traços do Brasil.

O mix de temas foi propositadamente criado para provocar a reflexão sobre a regionalidade do Brasil em tradições como boi-bumbá, boi de Parintins, capoeira, Carnaval, congada, danças gaúchas, folia de Reis, frevo, jongo, marabaixo, maracatu e futebol.

Desde 1996, o Label Contest Winners premia os rótulos de cervejas caseiras norte-americanas. Como os "home brewers" são um laboratório para as micro e macro indústrias, é bom prestar atenção nessa vanguarda. Até porque o líquido também tem de valer a pena.

Na edição de 2013, além da etiqueta adesiva e da serigrafia, o concurso viu a expansão para o reino 3D e para as garrafas pintadas à mão, em uma mistura eclética com as mais diversas inspirações, como um instrumento musical, o cão da família, uma preciosa obra de arte, um trocadilho (às vezes) inteligente e até um amor perdido.

A Cervejaria Colorado, de Ribeirão Preto (SP), foi a pioneira em trazer um renomado designer internacional para criar seus rótulos. O americano Randy Mosher é um dos designers mais influentes do mundo cervejeiro e autor do livro "Radical Brewing".

Valorizar as criações nacionais e incentivar a proximidade entre artistas e desenhistas com o setor foi o mote do 1º Concurso de Design de Rótulos. Os projetos foram avaliados por uma banca de jurados, entre eles o próprio Randy Mosher.

Foram premiadas duas categorias: melhor rótulo de cerveja disponível no mercado e melhor rótulo de cerveja de temática musical.

Os designers Diego Martins e Makson Serpa, da agência D-Lab, de Curitiba, ficaram com os dois primeiros lugares. Ganharam as cervejas Double Viena (Morada Cia. Etílica) e a Grand Cru (DUM).

A João Gordo Hefeweizen, da Cervejaria Dortmund, ganhou entre os rótulos de bandas. A cervejaria Küd ficou em segundo lugar, com a God Save The Queen, da FCG Design.

Dica do Burgomestre
Ontem foi o lançamento da Freud Explica, uma cerveja colaborativa da Cervejaria Nacional com a mineira Wäls. O estilo é imperial vienna, com 9% de álcool e 55 IBU. A novidade, elaborada pelo mestre-cervejeiro Guilherme Hoffmann em parceria com José Felipe Carneiro, custa R$ 14 (320 ml) e R$ 20 (550 ml).

Onde Cervejaria Nacional - av. Pedroso de Morais, 604, Pinheiros; tel. (11) 4305-9368

DUM GRAND CRU DOUBLE WITBIER
Curitiba (PR)
Teor de álcool 8,8%
ONDE Empório Alto dos Pinheiros; tel. (11) 3031-4328
QUANTO R$ 19 (355 ml)

PAULISTÂNIA PALE LAGER (BOI BUMBÁ)
Cândido Mota (SP)
Teor de álcool 4,8%
ONDE Cervejaria Ô Fiô; tel. (11) 3721-6636
QUANTO R$ 16 (600 ml)


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