Folha de S. Paulo


Feliz cerveja em 2014!

É Natal, mas já estou planejando o Ano-Novo. Proponho um brinde com muito estilo: bière brut, uma criação cervejeira franco-belga. Parece um champanhe, mas não é. O estilo brut, nas cervejas, aproxima-se dos vinhos espumantes na aparência, no serviço e na técnica adaptada em 2001 pelo mestre-cervejeiro da Malheur Luc Verhaeghe a partir dos estudos de autólise de leveduras na França.

A mais conhecida no Brasil é a DeuS - Brut des Flandres. Até 2005, a conhecia apenas de nome. A retirada da primeira rolha foi um momento tão especial que me vesti de branco e convidei minha senhora para dividir a tarefa de degustá-la, como farei no dia 31.

É produzida na Cervejaria Boostels, passando por um processo de refermentação que leva de cinco a oito meses, com "rémuage" e "degorgement" em Epernay, na França, como os grandes champanhes. O perlage, formação de minúsculas bolhas em ascensão, ajuda a perceber os aromas dos lúpulos in natura que lembram erva-cidreira, hortelã e alecrim.

Alguns anos depois, no Brasil, a Eisenbahn desenvolveu sua Lust em parceria com uma vinícola catarinense. Mais recentemente virou desafio para os mineiros da Wäls. Fãs do estilo, eles reinventaram a técnica.

A base para a Wäls Brut é a tripel, que traz complexidade nos aromas e um bom corpo. A levedura de espumante soma-se ao tom adocicado do aroma, com notas cítricas, resultado de nove meses de repouso e manuseio de acordo com o método champenoise em cave própria.

Ambas harmonizam com as iguarias do Réveillon. Coloque-as num balde com gelo e água por 40 minutos, sirva e... FELIZ CERVEJA!

Para beber

DEUS - BRUT DES FLANDRES
Origem Buggenhout, Bélgica
Teor alcoólico 11,5%
Preço R$ 159 (750 ml)
Onde Let's Beer (rua Joaquim Távora, 961, Vila Mariana; tel. 0/xx/11/2589-9695)

WÄLS BRUT
Origem Belo Horizonte (Minas)
Teor alcoólico 11%
Preço R$ 190 (750 ml)
Onde Melograno (rua Aspicuelta, 436, Vila Madalena; tel. 0/xx/11/3031-2921)


Endereço da página: