Folha de S. Paulo


Cervejas natalinas

É fácil comprar presente para mim. Uma boa cerveja sempre é bem-vinda, ainda mais as de Natal, sazonais que retornam todo final de ano.

Nesta mesma época, em 2012, citei diversas cervejas com esse mote, enumerei várias belgas e fiz a ressalva que minha preferida não aportava no hemisfério Sul.

Pois meu desejo foi atendido -e garanto que muitos cervejeiros terão ainda mais motivos para brindar na ceia. A cervejaria De Struise, de Oostvleteren, Bélgica, agora tem algumas de suas raridades importadas para o Brasil. Clara e de farta espuma, a cerveja é maturada por oito meses em diferentes barris.

Depois de cinco anos, esse projeto de Natal ainda não tinha nome. Certo dia, o mestre-cervejeiro da Struise, Urban Coutteau, bebeu além da conta e, ao entoar "tsjeeses" (algo que sempre dizia quando a degustava), fez uma careta. A expressão virou uma caricatura, com touca de Papai Noel, e passou a ilustrar o rótulo dessa cerveja encorpada, com aromas de especiarias, forte caráter de lúpulo e alto teor alcoólico.

As versões variam de acordo com a safra e o barril usado na maturação: a Reserva 2011 tem as opções PBA (envelhecida em barris de vinho do Porto) e BBA (que descansou em barris de bourbon).

Das brasileiras, a Bamberg Weihnachts e a Baden Baden Christmas Beer (ambas de São Paulo) voltam à cena, trazendo em suas receitas parte de malte de trigo.

Pioneira e referência nacional em cerveja de Natal, a catarinense Eisenbahn Weihnachts Ale de aroma frutado, sabor intenso e final seco, ganha mais uma edição e destaca-se pela ótima relação custo-benefício.

DICA DO BURGOMESTRE

Acompanhe a websérie de oito episódios produzida pela cervejaria Eisenbahn, dando dicas para tornar-se um cervejeiro caseiro. Apresentada por Juliano Mendes, Gerhard Beutling e Daniel Presser, está disponível no canal da Eisenbahn no YouTube (youtube.com/cervejaeisenbahn )

Para beber

STRUISE TSJEESES RESERVA BBA VINTAGE 2011
Estilo Belgian Strong Ale
Teor alcoólico 10%
Preço R$ 53 (330 ml)
Onde Empório Alto dos Pinheiros (r. Vupabussu, 305, Pinheiros; tel. 0/xx/11/3031-4328)

EISENBAHN WEIHNACHTS ALE 2013
Estilo American Amber Ale
Teor alcoólico 6,3%
Preço R$ 4,99 (355 ml)
Onde Zaffari (r. Turiassú, 2.100, Pompeia; tel. 0/xx/11/3874-5000)


Endereço da página:

Links no texto: