Folha de S. Paulo


Retorno belga

Um estilo considerado extinto há mais de 20 anos é hoje a menina dos olhos de cervejeiros artesanais, talvez devido a Michael Jackson, crítico do site "Beer Hunter", que lançou alerta para as "bière de saison".

São originárias da Valônia (Bélgica) e, por serem produzidas em poucas fazendas na parte francofônica desse país e na França, também são chamadas de "farmhouse", apresentando características curiosas.

Seu teor alcoólico não é alto se considerada a potência da escola belga; são feitas no inverno, evitando o risco de contaminação de altas temperaturas; são guardadas para o calor e por isso são secas e refrescantes.

Apesar de não ser regra, podem ter adição de especiarias para equilibrar a acidez que pode ser fruto da ação de bactérias e fungos durante a guarda. Algumas têm casca de laranja e coentro, mas já encontrei gengibre, anis e até cana-de-açúcar.

Aliás, esse é um capítulo à parte. Depois do sucesso da Sorachi Ace, a saison da Brooklyn Brewery, seu mestre-cervejeiro, talvez enquanto tomava caipirinhas no Brasil, botou na cabeça que deveria produzir uma cerveja com ingrediente típico do interior e viu potencial na garapa.

José Felipe e Tiago Carneiro, da cervejaria mineira Wäls, toparam a parada e produziram uma cerveja colaborativa com o mestre Garrett Oliver. O resultado é a Wäls Saison de Caipira, lançada neste verão.

Em busca da renovação, a microcervejaria americana Green Flash foi buscar na abadia de St-Feuillien a parceria para criar uma versão escura com dois lúpulos, o europeu "styrian goldings" e o americano "cascade". A Dark Saison Friendship tem especiarias secretas e será lançada no país nesta semana.

WÄLS SAISON DE CAIPIRA
Belo Horizonte (MG)
ESTILO: Saison
TEOR ALCOÓLICO: 6,5%
PREÇO: R$ 18,10 (375 ml)
ONDE: Casa Santa Luzia (tel. 0/xx/11/3897-5032)

GREEN FLASH FRIENDSHIP BREW
San Diego (EUA)
ESTILO: Dark Saison
TEOR ALCOÓLICO: 5,7%
PREÇO: R$ 20 (330 ml)
ONDE: Aconchego Carioca (tel. 0/xx/11/3062-8262)


Endereço da página: