Folha de S. Paulo


Dariz entupido

Sérgio Lima/Folhapress
BRASILIA, DF, BRASIL, 21-10-2014: Palácio do Planalto é o nome oficial do palácio dos despachos da Presidência da República. É o local onde está localizado o Gabinete Presidencial do Brasil. O prédio também abriga a Casa Civil, a Secretaria-Geral e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. (Foto: Sergio Lima Folhapress - PODER)
O Palácio do Planalto

RIO DE JANEIRO - Foi em março de 2016, mas todos se lembram. A então presidente Dilma Rousseff ligou para o ex-presidente Lula e avisou que o "Bessias" ia levar-lhe o termo de posse de sua nomeação como ministro da Casa Civil, para que Lula o assinasse "em caso de necessidade" —no caso de, por algum motivo, a Polícia Federal bater-lhe à porta com as algemas. "Bessias" era Jorge Araújo Messias, subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil de Dilma. A congestão nasal da presidente rebatizou-o para sempre. Foi uma nota cômica num episódio grave.

Nos últimos dias, tivemos poucos motivos para rir diante do resfriado que assolou o país e nos impôs febres, tosses, rouquidão, dor de garganta, falta de ar e nariz escorrendo. As pessoas espirravam em uníssono. Eu próprio fui abatido pela gripe, assim como políticos, jogadores de futebol, locutores e até uma ou outra moça do tempo.

Uma repórter me telefonou para uma entrevista sobre qualquer coisa. Disse-lhe que não estava em condições, mas lhe telefonaria no domingo. "O senhor vai me telefonar do bingo?", ela se espantou. "Que bingo? Eu disse domingo", expliquei. Mas ela tinha razão em se confundir. Com o dariz, digo, o nariz entupido, eu dizia domingo e saía dobingo.

Imagino que, numa delação premiada, certas palavras incidam com mais frequência —mala, mimo, ministro, mixaria, muamba, mutreta, negócio. Se o delator estiver gripado e trocando os emes por bês e enes por dês, o que teremos? Bala, bibo, binistro, bixaria, buamba, butreta, begócio. Mas o pior seria dizer milhão, que soaria bilhão. Não que isso faça diferença para os delatores, acho.

Messias, ex-funcionário de Dilma, hoje trabalha para Michel Temer. É o representante da União em empresas com capital do Tesouro Nacional. Mas será sempre o "Bessias". Para os amigos, "Bê".


Endereço da página:

Links no texto: