Folha de S. Paulo


Pais querem dar vida melhor ao filho, mas reproduzem práticas antigas

Fotolia
Muitos pais dizem querer dar uma vida melhor aos filhos, mas reproduzem práticas antigas como castigos físicos
Muitos pais reproduzem práticas antigas como castigos físicos

"Quero dar a meu filho tudo o que não tive". Essa frase é dita por muitos pais. Muitos deles referem-se a bens materiais, regalias, conforto e outros benefícios. Já outros, em número menor, buscam estar mais presentes na vida do filho, ensinar valores e princípios que, no entender deles, faltaram na própria infância. Todos querem oferecer aos filhos uma vida melhor do que a que tiveram.

Entretanto, essa lógica parece não se aplicar quando os filhos desobedecem, fazem o que os pais já avisaram para não fazer, vão mal na escola, abusam dos horários estipulados, não cumprem as pequenas obrigações que lhes são impostas, desrespeitam pais e outros adultos da família etc.

Quando algo desse tipo ocorre, a primeira ideia que ocorre aos pais é o que eles já experimentaram quando foram crianças: o castigo. E, em geral, o castigo surge como punição, ou seja, algo que provoca sofrimento à criança ou ao jovem. Os castigos que ouço pais contarem que aplicam não variam muito: vão das palmadas e safanões ao ato de retirar do filho algo de que ele gosta muito.

Falemos dos castigos físicos. Não há uma única vez em que, ao conversar com pais e explicar os motivos que temos para não aplicar castigos físicos, eu não ouça algo do tipo: "Eu apanhei na infância e esse fato não me impediu de crescer bem". Aí eu me pergunto: onde fica a lógica da oferta de uma vida melhor aos filhos nessa hora?

É inegável: castigo físico não combina com vida boa. Por quê? Porque provoca sofrimento físico, moral e emocional em crianças e adolescentes.

Bater em uma criança ensina o quê a ela? Que a violência física é um modo aceitável de relacionamento interpessoal, que o autocontrole não é algo importante, que a autoridade pode ser imposta dessa maneira etc. Esses não são bons ensinamentos para quem pretende colaborar tanto com a vida pessoal do filho quanto com a possibilidade de ele melhorar o mundo no futuro, certo?

Retirar temporariamente da vida do filho coisas que ele faz com gosto também não combina com vida boa: provoca raiva, mágoa e sofrimento, por exemplo, mas ensinar, não ensina nada.

Muitos pais insistem na ideia de aplicar o castigo como ato educativo. Aliás, parece ser sempre a primeira estratégia a surgir quando há encrenca com os filhos.

Que fique claro: não sou –nenhum profissional é– contrária ao castigo, desde que ele tenha conexão com o comportamento do filho, que não seja exagerado, que respeite a etapa de vida da criança e, principalmente, que não desrespeite a criança ou o jovem. Mas, em geral, esses princípios nem sempre são considerados quando alguns pais aplicam os castigos em seus filhos.

O excesso de regras aos mais novos leva à desobediência, e a ausência de tutela adulta leva a transgressões. Considerando isso, quero deixar a você, caro leitor, um trecho de Fernando Savater que está no livro "O Valor de Educar".

"(...) Não são as crianças que se rebelam contra a autoridade educacional, são os adultos que as induzem a se rebelar, precedendo-as nessa rebelião que os desvencilha da tarefa de lhes oferecer apoio sólido, cordial mas firme, paciente e complexo, que as ajudará a crescer adequadamente no sentido da liberdade adulta."


Endereço da página: