Folha de S. Paulo


Expectativas para 2014

Fim do ano, hora de fazer o balanço de 2013. As várias listas ajudam a navegar no oceano de informações. Chega também o momento de fazer apostas sobre o que vai decolar no ano seguinte.

A revista "Wired" aposta nas "tecnologias vestíveis", puxadas pelo aguardado Google Glass. Blogs de tecnologia apostam no movimento "Maker", o faça você mesmo digitalizado. Essa é uma boa aposta, inclusive para o Brasil. Sites como o Fazedores.com sinalizam a tendência também aqui.

Outra tecnologia importante para o próximo ano será o BLE (Bluetooth Low Energy). O nome hoje soa obscuro, mas vem com a promessa de transformar o cotidiano. BLE são pequenos sensores espalhados aos milhões por toda parte, que vão conversar com nosso celular sem a necessidade de tirá-lo do bolso.

O BLE permite ir a um restaurante, comer e sair sem ter de pagar a conta. Ela já vai ter sido paga automaticamente pelo celular. Permite também ir ao supermercado e ver um mapa com a localização de cada produto procurado. Ou entrar em uma loja e receber um guia de compras e ofertas personalizado, já que a loja vai saber quem você é por meio do celular.

A mudança chega também aos relacionamentos. Enquanto andamos pela rua, nosso celular poderá discretamente "paquerar" o celular das pessoas em volta.

Claro que com as tecnologias vestíveis e com o BLE a privacidade vira uma enorme questão. Resta esperar que alguém do movimento Maker invente alguma boa solução para lidar com isso.

*

JÁ ERA
Qr Codes

JÁ É
NFC (comunicação de campo próximo, na sigla em inglês)

JÁ VEM
BLE (Bluetooth de baixo consumo energético)


Endereço da página: