Folha de S. Paulo


Mestre das redes, Trump infla sua bolha para exilar a imprensa

Reprodução
Anúncio do evento em que Trump indicou juiz para a Suprema Corte

SÃO PAULO - A guerra de Donald Trump contra a mídia tem contornos estratégicos sofisticados, muito mais do que as truculentas falas do presidente fazem parecer. Nova prova disso foi a indicação de um juiz para a Suprema Corte. Chamou a atenção o caráter de reality show do evento, com dois finalistas levados à Casa Branca para manter o suspense.

Só que o engenho foi bem maior. Trump divulgou o nome do escolhido em um Facebook Live, uma transmissão ao vivo dentro da rede social. Não é que ele programou maneiras de divulgar a decisão —o Facebook Live era o evento oficial em si.

O anúncio tirou do centro do noticiário as novas regras de imigração e foi marcado para invadir o horário nobre da TV. Na rede social, o vídeo aparecia acompanhado de uma sequência de reações que faria a seção de cartas do "Pravda", o jornal do Partido Comunista soviético, parecer a de um veículo de oposição.

Só saltavam elogios fortes. "Continue trabalhando duro, mas por favor cuide de sua saúde"; "vamos tirar do governo e da mídia os simpatizantes do Estado Islâmico"; "nós amamos você, senhor presidente; está fazendo um ótimo trabalho, a despeito do que a esquerda maligna tenta fazer para detê-lo".

A Casa Branca tem cometido trapalhadas tecnológicas, como tuitar uma senha e manter a conta do presidente no Twitter em um email comercial. Mas não se engane: Trump é um mestre das redes sociais.

Apesar de se beneficiar das plataformas tecnológicas desde a campanha, o presidente não conseguiu virar um queridinho do Vale do Silício. Mark Zuckerberg, do Facebook, acaba de quebrar o silêncio sobre o governo para questionar as regras de imigração. Eric Schmidt, do Google, afirmou que o republicano faz "maldades".

Os jornalistas, por sua vez, discutem como cobrir quem lhes é tão agressivo. Enquanto isso, Trump infla sua bolha para transformar a imprensa em exilada na democracia.


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