Folha de S. Paulo


Ninguém tem saco de ler o manual

Reinaldo Figueiredo/Folhapress

Depois de muito refletir, cheguei à conclusão de que os graves problemas que nos afligem atualmente têm um motivo muito simples: ninguém tem saco de ler o manual.

As pessoas compram um aparelho e logo começam a utilizar aquilo sem ter a menor noção do que estão fazendo. Vamos publicar aqui uma versão resumida do manual, na esperança de que isso possa ajudar em alguma coisa.

"Parabéns, você fez uma ótima escolha! Você é cidadão de um país democrático! Mas, antes de sair por aí fazendo e falando qualquer coisa, leia atentamente este manual.

1 Todo cidadão tem o direito de levar seu filho a um templo para assistir a um evento no qual o palestrante ensina tudo sobre a criação do mundo. Seu filho vai aprender que o mundo foi feito em seis dias, há dez mil anos. Vai aprender que os dinossauros não sobreviveram ao dilúvio porque não conseguiram embarcar na Arca de Noé. Ele também vai ficar sabendo que o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus e que, em hipótese nenhuma, pode ser descendente de primatas ou macacos.

2 Todo cidadão tem o direito de levar seu filho a um templo para ver a imagem de um homem seminu, todo ensanguentado e pregado numa cruz. E ali seu filho vai aprender que certas pessoas, que fazem certas coisas, vão sofrer eternamente no fogo do inferno. E vai aprender também que, apesar de ter pouca idade, ele mesmo já é pecador e que seria bom ele se arrepender. Seu filho poderá ter direito a uma delação premiada, confessando seus pecados na primeira comunhão, e assim escapar das chamas do inferno.

3 Todo cidadão tem o direto de levar seu filho a um museu onde acontece uma performance artística, de caráter não sexual, onde um homem nu, como se fosse um objeto inanimado, deixa que o público movimente seu corpo.

Orientação para solução de possíveis problemas:

Se a democracia apresentar algum defeito, procure atendimento numa oficina autorizada. Nunca peça uma intervenção militar. Isso pode causar danos irreparáveis ao aparelho."


Endereço da página: