Folha de S. Paulo


A mosca azul

A mais recente reunião da AALCRF (Associação dos Amigos e Leitores da Coluna do Reinaldo Figueiredo) estava animada. A discussão foi em torno de um dos assuntos favoritos dos membros da entidade: a origem das palavras e de certas expressões. Alguém queria saber de onde vem a expressão "ser picado pela mosca azul". Todos concordaram que essa é uma questão muito importante nesse momento em que a sociedade tem que tomar cuidado, não só com o mosquito da dengue, mas também com este outro perigoso inseto.

Alguns membros da associação lembraram que a origem da expressão pode estar num poema de Machado de Assis chamado "A Mosca Azul". É uma parábola que fala de um pária, num antigo reino asiático, que fica fascinado pela beleza de uma mosca azul e vê nela um sinal de que ele se tornaria um poderoso marajá, ou algo assim. Aí o cara pega a mosca, leva para casa e, de tanto mexer no bicho, acaba matando toda aquela beleza e, com ela, seus delírios de grandeza.

Editoria de Arte
Ilustração Reinaldo Figueiredo de 23.ago.2017

Outro membro da associação disse que esse problema da sede de poder já é antigo e lembrou que eu já venho fazendo desenhos sobre corrupção na política há mais de 40 anos. É verdade, mas eu sou meio distraído e ainda não tinha reparado. Então, imaginei que, se eu já estivesse por aqui no tempo de Machado de Assis, poderia ter feito um desenho mais ou menos como o que está acima.


Endereço da página: