Folha de S. Paulo


Quem não veio para a Flip

Todos os anos, uma das listas mais aguardadas pelos amantes da literatura é a dos autores internacionais que, na última hora, resolvem cancelar sua participação na Flip. A maioria deles alega os famosos "problemas pessoais". Pouca gente ficou sabendo, mas a lista deste ano foi bem interessante. E vejam só quais foram suas justificativas, ou melhor, desculpas esfarrapadas:

Editoria de Arte
Ilustração Reinaldo Figueiredo de 2.ago.2017

Saint-Exupéry - Eu tive um problema pessoal: sou piloto de aviação civil e meu avião desapareceu no mar Mediterrâneo em 1944. Seus destroços só foram localizados em 2004 e meu corpo nunca foi encontrado. Tudo bem, o essencial é invisível aos olhos.

Oscar Wilde - Infelizmente não pude comparecer ao evento porque fui processado pelo pai de um dos meus amantes e condenado a dois anos de prisão. Ninguém merece...

Franz Kafka - Não sei por que só agora me convidaram. Agora é tarde. Quando eu publiquei alguma coisa, ninguém quis saber. No momento, estou impossibilitado de comparecer a esta grande festa literária porque fui internado com tuberculose e morri aos 40 anos. Posso mandar o atestado médico para comprovar.

Ernest Hemingway - Gostaria muito de ir mas, infelizmente, não pude comparecer. Aconteceu um imprevisto. Outro dia, peguei um fuzil de caça e dei um tiro na boca. Posso mandar o atestado de óbito para comprovar.

Homero - O meu problema é o seguinte: sou de um tempo em que não existiam livros, jornais, e-books ou blogs. Tudo era transmitido oralmente e muitos críticos literários acham que minhas obras, a "Ilíada" e a "Odisseia", são compilações editadas por vários autores. Até contratei uma assessoria de imprensa para cuidar da minha imagem mas, no momento, não posso comparecer a nenhum festival de literatura porque eu mesmo não sei se eu existo.


Endereço da página: