Folha de S. Paulo


Pequenos Prazeres

Nesses tempos de crise e tensão social, é realmente impressionante a capacidade de mobilização da sociedade civil organizada. Esta coluna existe há apenas dois meses e, no entanto, já foi criada uma Associação dos Amigos e Leitores da Coluna do Reinaldo Figueiredo, a AALCRF, com sede provisória num antigo galpão situado na Gamboa, zona portuária do Rio de Janeiro. Na semana passada fui convidado a participar da primeira assembleia da associação e, evidentemente, aceitei o convite com o maior prazer.

Na calçada e na rua, uma multidão se acotovelava para entrar na sede da entidade, mas tudo transcorreu na maior calma e tranquilidade. O único tumulto foi causado por alguns cidadãos que achavam que aquela seria uma reunião da associação dos amigos do Reinaldo Azevedo ou do sambista Reinaldo, "O Príncipe do Pagode". Felizmente, os seguranças do evento deram um jeito na situação sem ter que apelar para a violência.

Depois de eleitos o presidente, o vice-presidente e toda a diretoria da AALCRF, fui chamado para participar de um debate com os membros da associação. E aí tive que responder pacientemente àquelas perguntas de praxe: "Qual é o seu método de criação?", "Qual é o seu signo?", "Se você fosse um bicho, que bicho você seria?" e "De onde você tira essas ideias?". Como sempre, deixei todas as perguntas sem resposta, mas disse que o fato de ter, toda semana, um espaço em branco para preencher com palavras e figuras era um desafio extremamente gratificante, etc, etc... enfim, um papo desse tipo. Aí alguém me perguntou se eu sabia o que iria fazer na próxima semana. Respondi que, como a coluna é minha, eu podia desfrutar de pequenos prazeres e, já que estava no caderno Folha Ilustrada, iria realizar um antigo desejo e botar em prática um jogo de palavras e imagens que sempre quis fazer. Revelei então que iria publicar uma folha ilustrada. Os membros da AALCRF aprovaram a ideia por unanimidade e a reunião foi encerrada.

Editoria de Arte/Folhapress
Ilustra reinaldo

Endereço da página: