Folha de S. Paulo


Violoncelo ou contrabaixo?

Sei que neste momento o país enfrenta problemas gravíssimos, mas eu queria aproveitar este espaço para tentar resolver um problema pessoal que vem me aporrinhando há muitos anos.

Não sei se vocês sabem, mas uma das minhas identidades secretas é "contrabaixista de jazz". O problema é que todo mundo que me vê tocando o instrumento chega pra mim e fala: "Não sabia que você tocava violoncelo!". E aí eu tenho que explicar, pela milionésima vez, que violoncelo é uma coisa e contrabaixo é outra. Vou ter que explicar de novo ou é melhor fazer um desenho? Tudo bem, eu faço um desenho. Olha aí, na Figura 1, o violoncelo, aquele instrumento que o cara toca sentado numa cadeira, aquele do Yo-Yo Ma e do Jaques Morelenbaum.

Reinaldo Figueiredo/Folhapress
Ilustração Reinaldo Figueiredo de 17.mai.2017
Figura 1: Yo-Yo Ma

O contrabaixo é aquele instrumento enorme, também apelidado de "violino de Itu" ou "cavaquinho de elefante". É muito usado no jazz, por músicos como Ron Carter e Esperanza Spalding. Vejam na Figura 2.

Reinaldo Figueiredo/Folhapress
Ilustração Reinaldo Figueiredo de 17.mai.2017
Figura 2: Esperanza Spalding

Nesta campanha de esclarecimento, é bom também lembrar o caso que aconteceu com um colega contrabaixista. Um dia ele estava se apresentando com o seu grupo e, depois do show, uma senhora veio falar com ele. Disse que tinha gostado e queria contratar o grupo para tocar na festa de casamento da filha. Ele topou o serviço e aí passaram a conversar sobre os detalhes: a data, o horário, o cachê, etc.

Tudo resolvido, na hora de se despedir, ela falou: "Adorei o som do seu violoncelo!". O músico, tentando manter a calma, disse: "Minha senhora, não é violoncelo. É contrabaixo!" E ela: "Ah, não é violoncelo? Então não quero mais!".

Quero esclarecer aqui que estou fazendo essa campanha de utilidade pública sem custos, usando meu próprio espaço na imprensa. Se eu tivesse um cargo público, poderia obter uma verba de porrilhões de dólares e dar para um marqueteiro, que produziria uma supercampanha, mas aí provavelmente a campanha seria para mostrar que berimbau é gaita ou que gato é lebre. Ver a figura 3.

Reinaldo Figueiredo/Folhapress
Ilustração Reinaldo Figueiredo de 17.mai.2017
Figura 3: Gato e lebre

Endereço da página: