Folha de S. Paulo


Sou uma espécie de desenhista que escreve ou um escritor que desenha

Escrever uma coluna? Tudo bem, mas eu sou uma espécie de desenhista que escreve ou um escritor que desenha... Posso desenhar o texto e escrever a ilustração, tá bom assim?... Mas aí não é a "Ilustrada"? Então, tem tudo a ver...

Até porque atualmente todo mundo faz isso. Esses textos digitados em celular, cheios de emojis... É, emojis, aquelas carinhas fofinhas... Quem inventou isso foram os japoneses, daí o nome: em japonês "e" quer dizer desenho e "moji" significa letra...

Japonês é bom nisso. Eles também inventaram o Sumi-e que é aquele estilo de desenho inspirado na técnica de caligrafia deles... "Sumi" quer dizer tinta preta e "e" é isso mesmo: desenho. São umas coisas assim:

Reinaldo

E eles também inventaram o Ukiyo-e, que é aquele estilo de gravura japonesa que apareceu a partir do século 17... São gravuras deste tipo:

Reinaldo

O Millôr Fernandes falava: "Uma imagem vale mil palavras, mas tente dizer essa frase com uma imagem". Então, para explicar o que é Ukiyo-e vou ter que usar algumas palavras. "Ukiyo" quer dizer "mundo flutuante" e tem a ver com um conceito budista, em oposição ao mundo transcendente. O mundo flutuante seria o mundo superficial, do cotidiano, da vida real, por aí... E "e" todo mundo já sabe que é imagem, desenho, essas coisas... E acho que vou passar a ilustrar as minhas mensagens com essas figuras, que são bem mais bacanas. Vou mandar uma mensagem agora:

- E aí, bro? Tudo em cima? Topa pegar uma praia hoje?

Onda Reinaldo

- Blz! Vamo nessa!

Reinaldo

...E me lembrei agora que tinha que mandar uma mensagem pro meu cardiologista:

- Dr. Guilherme, tudo bem? E aí, gostou do resultado do meu exame?

- Não entendi...O sr. gostou muito do resultado do exame ou eu vou ter que fazer três pontes de safena?

- Não entendi...O sr. tá dizendo que o exame estava bom ou que eu vou ter que operar?

- Mas espera aí...O sr. é o cardiologista ou o proctologista?...

- KKkkkkkkkkkkkkk.


Endereço da página: